Topo

Grêmio conta com situação delicada do Anzhi para tentar zagueiro Xandão

Xandão em ação pelo Anzhi, da Rússia. Ele pode se transferir para o Grêmio - Divulgação
Xandão em ação pelo Anzhi, da Rússia. Ele pode se transferir para o Grêmio Imagem: Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2017 13h54

O zagueiro Xandão foi oferecido ao Grêmio na semana passada e, de cara, não houve avanço na negociação. Mas sem alternativas para a zaga, o Tricolor já não descarta investir no ex-jogador do São Paulo. E a situação financeira do Anzhi pode ajudar. 

O clube russo passa por maus momentos. Liberou vários jogadores do grupo e procura aliviar a folha de pagamentos. O inglês Gabriel Obertan, por exemplo, foi negociado com o Wigan Athletic, o ganense Jonathan Mensah foi para o Columbus Crew, dos Estados Unidos. 
 
O vice de futebol do Grêmio, Odorico Roman, admite que Xandão foi oferecido ao clube e não descarta investida. "É um nome que estamos avaliando", disse o dirigente gremista. 
 
Com mais dois anos e meio de contrato, o zagueiro é muito respeitado por lá. Depois de ser liberado da pré-temporada, foi reintegrado e tem um acordo para permanecer na Rússia até o meio do ano. Contudo, a situação financeira do clube pode auxiliar para a negociação acabar facilitada. 
 
O Grêmio quer anunciar um ou dois zagueiros ainda durante esta semana. A meta é investir em brasileiros que atuam na Europa. Rodrigo Moledo, do Panathinaikos, foi avaliado mas a negociação não avançou. Entre outras opções, Bruno Aguiar e o peruano Rodríguez também foram analisados. 
 
Com 28 anos, Xandão se destacou pelo São Paulo em 2010 e 2011, foi para o Sporting, de Portugal onde jogou até 2012, em seguida partiu para o Kuban Krasnodar, da Rússia, e passou ao Anzhi neste ano. Jogou apenas sete partidas pelo clube, que já teve em seu elenco o camaronês Samuel Eto'o e o brasileiro Roberto Carlos, mas recentemente foi vendido pelo bilionário Suleyman Kerimov.