Topo

Alavés vence e se classifica para enfrentar o Barça na final da Copa do Rei

Vincent West/Reuters
Imagem: Vincent West/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/02/2017 20h03

O Alavés venceu o Celta de Vigo por 1 a 0 em casa, no estádio Mendizorrosa, na tarde desta quarta-feira (08), e classificou-se para enfrentar o Barcelona na decisão da Copa do Rei.

O gol do triunfo foi marcado pelo meio-campista espanhol Edgar Mendez, aos 38 minutos do segundo tempo. O "herói" da vez havia entrado em campo apenas três minutos antes, no lugar de Victor Camarasa - teve "mão do técnico" na partida.

Na ida, os times empataram por 0 a 0, no dia 2 de fevereiro. O Alavés, com a vitória magra em casa, assegurou vantagem no placar agregado. 

Alavés e Celta brigavam para ver qual dos dois times voltaria a uma final de campeonato após 16 anos de "jejum". Em 2001, o primeiro disputou a decisão da Liga Europa contra o Liverpool, e o segundo brigou pelo título da própria Copa do Rei contra o Zaragoza. Ambos perderam. 

Melhor para o Alavés desta vez. O finalista já tem data marcada para disputar o caneco com o Barcelona: dia 27 de maio.

O Barça de Neymar e Messi avançou à decisão ao bater o Atlético de Madri em confronto direto, com vitória por 2 a 1 fora de casa e empate por 1 a 1 na volta, no Camp Nou. É a quarta final seguida do clube na Copa do Rei. Na temporada 2013/14, perdeu para o Real Madrid.