Topo

Lesão, pressão e queda. Valdívia volta a ter chance no Inter

Valdívia retorna ao Internacional nesta quarta-feira diante do Fluminense - Jefferson Bernardes/AFP
Valdívia retorna ao Internacional nesta quarta-feira diante do Fluminense Imagem: Jefferson Bernardes/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/02/2017 04h00

Classificação e Jogos

Valdívia estreia na temporada nesta quarta-feira (08). Depois de se lesionar e perder toda preparação do Internacional, ele terá chance diante do Fluminense, a partir das 19h30 (de Brasília), pela Primeira Liga. E agora o momento é de desconfiança. 

O meia-atacante voltou a jogar pelo Inter em julho de 2016. Depois de mais de seis meses afastado dos gramados por conta de uma cirurgia para reconstrução de ligamentos do joelho, o meia-atacante teve regresso apressado pelo momento ruim do time. Marcou alguns gols, teve atuações boas e ruins, mas viu ruir o status de predileto da torcida. 
 
Alguns fatos marcaram negativamente a trajetória dele no ano do rebaixamento vermelho. O pênalti perdido no último minuto diante do São Paulo, as repetidas cobranças dos torcedores durante os jogos, o abalo evidente com as vaias e xingamentos. Além das atuações que caíram junto ao restante do time com a proximidade da Série B. 
 
Contra o Cruzeiro, no penúltimo jogo do ano, Valdívia marcou um golaço. Arrancou da defesa, driblou marcadores, bateu no ângulo. O Inter mostrava uma sobrevida, que depois não adiantou. Mas nem mesmo o feito serviu para devolver a ele a preferência dos aficionados. 
 
Foi o meia-atacante de 22 anos um dos que mais sofreu com o rebaixamento. Estava visivelmente abalado. O semblante sorridente, as piadas pela internet, o contato com os fãs diminuiu sensivelmente. E quanto o fez, acabou criticado. 
 
Depois do Inter perder para o Corinthians, Valdívia tentou ser Valdívia. Um torcedor do rival pediu uma foto e ele, tranquilamente, posou para a selfie. Quando a imagem foi para as redes sociais, uma enxurrada de críticas. Depois disso, ele adotou o silêncio.
 
Hoje, Valdívia é uma incógnita. Entre os colorados, há a dúvida se o jogador que surgiu tão bem em 2015 é mesmo tudo aquilo. Se o cabeludo de verdade é o daquele ano ou de 2016. Se ele tem condições de aguentar a pressão de uma temporada na segunda divisão. 
 
Tentando esquecer tudo isso, ele terá a primeira oportunidade neste ano. Quer mostrar que pode ainda ser importante, que a expectativa de tantos torcedores e da direção do Inter não é em vão. Mas para isso, precisa construir uma história totalmente diferente a partir desta quarta. 
 
 
INTERNACIONAL X FLUMINENSE
 
Data e hora: 08/02/2017, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Beira Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira (MG)
 
Internacional
Danilo Fernandes; Junio, Klaus, Paulão e Carlinhos (Uendel); Alemão, Charles, Anselmo e Valdívia; Roberson e Brenner
Técnico: Antônio Carlos
 
Fluminense
Júlio César; Renato, Nogueira, Henrique e Léo; Luiz Fernando, Orejuela e Marquinho; Wellington, Lucas Fernandes e Marcos Júnior
Técnico: Abel Braga