Topo

Jornal lista os 20 melhores brasileiros que jogaram na Inglaterra

Gilberto Silva ficou no topo da lista - Shaun Botterill/Getty Images
Gilberto Silva ficou no topo da lista Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/02/2017 14h14

O jornal “The Telegraph”, aproveitando o bom início de Gabriel Jesus no futebol inglês, decidiu listar os 20 melhores atletas brasileiros que disputaram o campeonato local. Em primeiro lugar ficou o ex-volante Gilberto Silva, que defendeu o Arsenal de 2002 a 2008 e formou uma parceria notável no meio-campo ao lado de Patrick Viera, além de ser uma peça fundamental do time campeão invicto na temporada 2003/04.

Em segundo lugar ficou o meia Juninho Paulista, que teve três passagens pelo Middlesbrough, sendo duas delas nos anos 90. O jogador formado no São Paulo ficou no quase na eleição do jogador do ano da temporada 1996/97, mesmo com seu clube tendo sido rebaixado ao final dela.

Na sequência está Philippe Coutinho. Há apenas quatro anos no futebol inglês, o meia do Liverpool se destacou sob o comando do técnico Brendan Rodgers e é a principal estrela da equipe treinada por Jürgen Klopp. Quem vem logo na sequência é Willian, colega de Coutinho na seleção brasileira e jogador do Chelsea desde 2013. O "Telegraph” destaca a temporada 2015/16 do brasileiro, “o único que podia levantar a cabeça após uma defesa de título desastrosa”.

Fernandinho, outro da turma que chegou ao Campeonato Inglês em 2013, é o quinto da lista. Ele participou de três títulos do Manchester City: um Inglês e dois da Copa da Liga Inglesa. Recentemente, foi muito elogiado pelo técnico Pep Guardiola.

Em ordem, David Luiz, o lateral direito Rafael (hoje no Lyon), Ramires (hoje no Jiangsu Suning), Roberto Firmino e Lucas Leiva fecham o Top 10.

Oscar, Belletti, Sylvinho, Edu, Gomes, Robinho, Anderson, Elano e dois jogadores menos conhecidos Emerson (Middlesbrough de 1996 a 1998) e Emerson Thome (zagueiro que rodou por times ingleses de 1997 a 2006) completam a lista.