Mattos desembarca na Colômbia para afastar China e fechar com Borja

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

Alexandre Mattos desembarcou na Colômbia nesta quinta-feira para acelerar a negociação pela contratação de Miguel Ángel Borja para o Palmeiras. Além de resolver a pendência sobre os direitos econômicos do atacante do Atlético Nacional, o dirigente quer aproveitar a presença em solo colombiano para afastar o 'fantasma' chinês que ameaça o negócio.

O Atlético Nacional recebeu na última quarta uma oferta oficial do futebol chinês. A informação foi publicada pelo blog do jornalista Mauro Cezar Pereira e confirmada pelo UOL Esporte. O valor ultrapassa a casa dos 25 milhões de dólares [R$ 78 mi], muito acima da proposta palmeirense.

O atual campeão da Libertadores tenta convencer Borja a mudar de posição em relação à China. O centroavante de 24 anos descarta a ideia de atuar no Oriente e quer jogar no Palmeiras; inclusive, manifestou publicamente o desejo de atuar no futebol brasileiro.

Mesmo com o veto do próprio jogador aos chineses, apesar da proposta muito acima em comparação a do Palmeiras, o clube de Palestra Itália ainda lida com muita cautela o negócio sobre Borja. Mattos foi até Bucaramanga, onde o Atlético Nacional joga nesta quinta pelo Campeonato Colombiano, para tentar finalizar o acordo.

O poder financeiro da China assusta, e, internamente, a diretoria trata a briga do mercado como uma versão de 'Davi x Golias'. No entanto, há a confiança de que Mattos, pessoalmente na Colômbia, possa chegar a um acordo nos próximos dois dias com o Nacional.

O Palmeiras apresentou uma proposta de 11 milhões de dólares [R$ 34 mi] por 70% dos direitos econômicos de Miguel Ángel Borja. O Atlético Nacional, antes da concretização do interesse de um clube chinês na última quarta-feira, pedia este valor por 50%.

O campeão brasileiro retomou a conversa pelo centroavante colombiano depois do fechamento da janela de transferências do futebol europeu. Sem ofertas em euros ou libras, o Atlético Nacional aceitou diminuir a pedida pelo jogador e reabriu as conversas com o Palmeiras, que trabalha para viabilizar o negócio com Mattos na Colômbia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos