Topo

Alemanha pede banimento de arquibancada e multa para o Borussia Dortmund

Clube foi multado por manifestações - inclusive agressões - contra adversários - AFP PHOTO / SASCHA SCHUERMANN
Clube foi multado por manifestações - inclusive agressões - contra adversários Imagem: AFP PHOTO / SASCHA SCHUERMANN

Karolos Grohmann

Da Reuters, em Berlim

10/02/2017 15h57

A Associação Alemã de Futebol (DFB) pediu nesta sexta-feira o banimento por um jogo de torcedores do Borussia Dortmund na arquibancada sul do estádio da equipe e uma multa de 100 mil euros, após problemas com torcedores em diversas partidas, incluindo na vitória da semana passada sobre o RB Leipzig.

O comitê de controle da DFB informou que propôs o fechamento da arquibancada e a multa dado que o Dortmund é reincidente e recebeu uma sentença de suspensão em julho por problemas similares.

Na semana passada, torcedores levaram cartazes atacando o Leipzig, time que pertence à fabricante de energéticos Red Bull, assim como o diretor esportivo do time rival, Ralf Rangnick, e o dono da empresa, Dietrich Mateschitz.

"Matem os touros", dizia um cartaz. Outro cartaz tinha escrito "Cerveja em vez de refrigerantes", em referência ao dono do Leipzig.

Fora do estádio de capacidade de 80 mil pessoas, alguns torcedores atacaram torcedores do Leipzig que chegavam para a partida. Eles também causaram tumultos em três outras partidas nesta temporada, disse a DFB.

Dortmund ganhou o jogo contra o Leipzig, mas os chefes do clube repetidamente pediram desculpas ao Leipzig pelo comportamento dos seus fãs.

A arquibancada sul do estádio, conhecida como "parede amarela", é a maior da Europa, com capacidade para 25 mil pessoas.

O Dortmund tem até segunda-feira para aceitar a proposta, ou rejeitar, levando o caso para tribunal esportivo.