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Parceria com agência faz Corinthians arrecadar 67% a mais com licenciados

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/02/2017 12h00

Firmado no início da gestão Roberto de Andrade, o acordo referente a produtos licenciados com a agência Proenter virou caso de sucesso administrativo para os dirigentes corintianos. A terceirização desse segmento para o novo parceiro fez a arrecadação subir de R$ 2,9 milhões para R$ 4,8 milhões.

O incremento de 60% na receita do setor, ainda que os valores não pareçam tão grandes dentro da realidade que envolve dezenas de milhões de reais do futebol, foi possível com uma aposta ousada. O controle de todos os produtos licenciados era algo de demandava grande esforço dentro do departamento de marketing, então foi terceirizado para a Proenter.

Especializada nesse ramo, pois realizava trabalho semelhante com o Boca Juniors-ARG, a agência de origem argentina e hoje convertida brasileira venceu uma concorrência com mais duas empresas e passou a trabalhar de maneira exclusiva no Corinthians. Em troca, a Proenter tem direito a comissão dos contratos. As cotas são reguladas pela Associação Brasileira de Licenciamentos.

Nos primeiros oito meses de parceria no ano passado, 24 novos contratos novos foram assinados, além de outros 19 já existentes foram renovados com valores superiores - ao todo, são 140 parceiros. A Proenter já atuava no Corinthians anteriormente a esse acordo e foi responsável pela parceria já encerrada com Os Simpsons.

Para o Corinthians, além do crescimento da receita, valeu também a economia de trabalho ao terceirizar o serviço.

"Estivemos nas principais feiras de licenciamento do mundo, incluindo Las Vegas. Criamos um manual de identidade visual moderno que poucos times no mundo possuem, inspirado na Juventus, e realizamos o primeiro Licensing Day no Corinthians, um evento que reuniu os principais licenciados", explicou Herbetta.

"Também iniciamos um trabalho parecido com o que os grandes clubes europeus fazem, de segmentar as principais categorias de licenciamento com parceiros exclusivos, e divulgarmos os produtos em parceria, como se fossem patrocinadores do clube. Fizemos alguns pilotos desses com o nosso parceiro de mochilas, chinelos, games, roupas para bebê", complementou.