Topo

Wada diz que futebol espanhol não tem exames antidoping há quase um ano

Do UOL, em São Paulo

10/02/2017 09h01

A Agência Mundial Antidoping, a Wada, fez um ‘alarme’ nesta sexta-feira (10) sobre a situação do futebol espanhol com relação a testes antidoping. Segundo a organização, há quase um ano os exames não são feitos em jogadores que disputam os torneios da Liga Espanhola, a La Liga.

Segundo a Wada, desde que a agência nacional antidoping espanhola foi declarada "não compatível" em março de 2016, não há testes antidoping no futebol do país.

A organização destacou estar muito preocupada e que pediu ajuda para a Fifa e à UEFA, que ainda não conseguiram fechar um acordo sobre o assunto.

“A ausência de testes antidoping por quase um ano no país que possui umas das maiores ligas de futebol no mundo é algo alarmante e diminui a confiança para que tenhamos um esporte limpo nos tempos em que isso é mais preciso”, diz o comunicado da Wada.

"Depois do descredenciamento da agência nacional espanhola, em 19 de março de 2016, a Wada encorajou que acordos com órgãos internacionais fossem feitos para que os testes antidoping de atletas na Espanha não deixassem de ser feito no período em que a agência nacional está descredenciada. É muito desapontante que nesse período algumas federações internacionais não assinaram o acordo, já que isso ajudaria em um esporte limpo e isso faz com que os exames não aconteçam no esporte espanhol", continua a Wada.