Topo

Como 3 a 0 sobre Corinthians fez técnico do Santo André virar publicitário

Toninho em ação pelo Palmeiras: bicho ajudou a comprar carro e concluir faculdade - Sérgio Tomisaki/Folhapress
Toninho em ação pelo Palmeiras: bicho ajudou a comprar carro e concluir faculdade Imagem: Sérgio Tomisaki/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

11/02/2017 04h00

Toninho Cecílio era apenas Toninho na semifinal do Campeonato Paulista de 1986. Do banco de reservas, viu o Palmeiras vencer o Corinthians por 3 a 0. Embora não tenha entrado em campo, o ex-zagueiro ganhou muito com o triunfo. O prêmio recebido na época ajudou o atual treinador a realizar o sonho de concluir a faculdade de publicidade.

Neste sábado, quase 31 anos depois, Toninho Cecílio reencontra o Corinthians novamente à beira do campo. Ele vai comandar o Santo André pela segunda rodada do Paulistão, em Itaquera, a partir das 21h (de Brasilia).

Há três décadas, Toninho viu Mirandinha salvar o Palmeiras a três minutos do fim do jogo. O placar por 1 a 0 levou o jogo para a prorrogação após o Corinthians ter vencido o rival pela mesma contagem no jogo de ida. No tempo extra, o time palmeirense treinado por Carbone marcou mais dois gols - novamente com Mirandinha e com um olímpico de Éder Aleixo.

"No primeiro jogo, o Palmeiras tinha perdido depois muita polêmica (Ulisses Tavares anulou um gol legítimo do Palmeiras, deixou de marcar um pênalti para o time e ainda não viu a posição irregular do corintiano Cristóvão). Esse bicho foi mais gordo por ser semifinal, Um bicho normal na época era bem menor", relembrou Toninho em entrevista ao UOL Esporte.
Palmeiras - Antônio Carlos Mafalda/Folhapress - Antônio Carlos Mafalda/Folhapress
Palmeiras venceu o Corinthians na semi de 1986
Imagem: Antônio Carlos Mafalda/Folhapress
A derrota serviu para o presidente do clube, Nelson Duque, prometer o prêmio em caso de virada palmeirense dali a três dias, no mesmo Morumbi. À época, o time chegava há dez anos sem títulos.
"O presidente, quando terminou o primeiro jogo, depois dos erros de arbitragem, entrou no vestiário e falou que tínhamos jogado para ganhar. Ele nos deu muita força. Uma atuação bacana dele. O Palmeiras, então, venceu por 3 a 0", disse o atual treinador do Santo André.

Carro e diploma

Com a vaga na final garantida, os jogadores do Palmeiras receberam o bicho acima do normal. Aos 19 anos, Toninho decidiu investi-lo em um carro e dar adeus às idas e vindas de ônibus. O novo cenário o ajudou a continuar no curso de publicidade. O dinheiro ainda foi usado para pagar algumas mensalidades.
"Eu fazia universidade e pegava dois ônibus. Consegui comprar um Fiat 147, bem usado. Já estava decidido a trancar porque já treinava entre os profissionais e começou a ficar muito pesado, treinava de manhã e à tarde. Acabei dando essa sorte porque saiu um bicho", contou Toninho, que morava próximo ao Palestra Itália com outros jogadores jovens.
"Já tinha começado (o curso), feito cursinho antes. O fato de eu ter comprado o carro e o bicho também serviu para pagar um pouco a faculdade. Depois, em 1987, fizeram um contrato legal no clube. Me firmei e deu para terminar tranquilo", continuou.
Na decisão, entretanto, o Palmeiras viu a Inter de Limeira surpreender em pleno Morumbi. Com gols de Kita e Tato, o time tornou-se o primeiro time do interior campeão estadual.
Toninho Cecílio - Fernando Santos/Folha Imagem - Fernando Santos/Folha Imagem
O treinador foi gerente de futebol do Palmeiras
Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem
Toninho nunca trabalhou na área, mas a experiência, de acordo com ele, ajudou a encarar os desafios como gerente de futebol do Palmeiras, cargo que exerceu entre as temporadas 2007 e 2010. "Consegui me formar, foi muito interessante. Usei muitas coisas quando fui dirigente, porque tem algumas matérias que ajudam", ressaltou o treinador.

Mais um desafio

Toninho terá mais uma difícil missão neste sábado: tirar pontos do Corinthians em Itaquera. O Santo André, que voltou à primeira decisão do estadual com o treinador, já disputou duas partidas na elite em 2017, com dois pontos somados após empates por 1 a 1 contra Ituano e Red Bull.
"Precisamos enfrentar o Corinthians com organização. Se for desorganizado, com certeza perderemos. Gosto muito do Carille. Precisamos ser organizados e saber muito bem o que fazer. Vamos ter equilíbrio, sabe defender, saber atacar", disse o treinador, que já levou o Grêmio Prudente à semifinal do Paulistão 2010 e o XV de Piracicaba às quartas de final na edição 2015.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SANTO ANDRÉ
Data: 11 de fevereiro de 2017, sábado
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Paulista (2ª rodada)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli e Alberto Poletto Masseira
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés; Gabriel; Marlone, Fellipe Bastos, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Jô. Técnico: Fábio Carille.
SANTO ANDRÉ: Zé Carlos; Cicinho, Leonardo, Reniê e Paulinho; Baraka, Dudu Vieira, Fernando Neto e Eduardo Ramos; Henan e Edmilson. Técnico: Toninho Cecílio