Corinthians sofre com falta de gols em 2017 e perde até o trunfo Itaquera

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

A escassez de gols na temporada 2017 assombrou novamente o Corinthians. O problema contribuiu para o time de Fábio Carille perder a primeira partida na temporada 2017. O algoz foi o Santo André, que neste sábado à noite venceu por 2 a 0 mesmo atuando em Itaquera em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Nos últimos cinco jogos, o Corinthians só foi às redes em três oportunidades, no amistoso com a Ferroviária, contra o São Bento na estreia do estadual e diante da Caldense na Copa do Brasil - nas três ocasiões o triunfo foi por 1 a 0. A equipe ainda empatou sem gols com o São Paulo na Florida Cup, além de perder para o Santo André.

Após o primeiro revés do Corinthians em Itaquera em jogos válidos pelo Paulistão, Carille admitiu que o time alvinegro falhou nas conclusões. Jô, por exemplo, chegou a perder um pênalti no primeiro tempo, quando o placar apontava 1 a 0 para o Santo André - o goleiro Zé Carlos defendeu.

"Tivemos mais posse de bola, mais finalizações, mas não fomos efetivos. Jogamos no campo do adversário. Sofremos um gol de bola parada. No segundo tempo continuamos em cima e no contra-ataque marcaram o segundo gol", explicou o treinador.

Jô, por sua vez, tentou enxergar pelo lado bom. De acordo com o atacante, a situação seria pior se a equipe não conseguisse criar chances de gols. "O time correu, mas ficou abaixo da média nas finalizações. Não é normal perder tantos gols assim. Tem de ter paciência. Se não estivesse criando chances, seria mais preocupante", disse.

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Kazim finalizou três vezes no jogo

Falta pontaria

Neste sábado, o Corinthians finalizou 29 vezes, mas só acertou o gol oito vezes, segundo dados do Footstats. O time, de fato criou mais chances na comparação com os dois jogos anteriores.

Diante da Caldense, foram 20 conclusões ao gol. Doze delas foram erradas e oito corretas. Na estreia do Paulistão, a equipe finalizou apenas oito vezes, com dois acertos - em um deles, Jô marcou de pênalti.

Itaquera perde força

O Corinthians mostra, desde a abertura da arena de Itaquera, um desempenho favorável no local. O time já disputou 89 jogos no estádio com 63 vitórias, 19 empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 77,9%.

Mas, pela primeira vez, um revés deu-se em partidas do estadual. As outras derrotas foram pelo Campeonato Brasileiro: Figueirense (na estreia, em 2014), Palmeiras (duas vezes, em 2015 e 2016) e Fluminense, no ano passado. A equipe ainda viu o Guaraní vencer na Libertadores 2015 e o Santos fazer o mesmo na Copa do Brasil, meses depois.

Na Arena Corinthians, a equipe fez 20 partidas pelo Paulistão antes do jogo contra o Santo André. O desempenho é de quase 87%, com 16 vitórias e quatro empates. Em 2014, quando ainda utilizava o Pacaembu, o Corinthians disputou sete jogos no estádio municipal, com aproveitamento de apenas 47% (três triunfos, um empate e três derrotas).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos