Topo

Por decisão unânime, "Gato da Copinha" é suspenso por 360 dias

Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, durante audiência do TJD-SP - RODRIGO CORSI/FPF - RODRIGO CORSI/FPF
Imagem: RODRIGO CORSI/FPF

Marcel Rizzo

Do UOL, em São Paulo

13/02/2017 19h30

O zagueiro Heltton Matheus Cardoso Rodrigues, 22, foi suspenso por 360 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), em audiência nesta segunda-feira (13). A decisão foi unânime, com os quatro auditores optando pela suspensão e multa de R$ 500 ao jogador. A defesa do atleta recorrerá ao pleno do TJD.

O jogador do Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior usou documentos falsos para participar do torneio. Heltton, que disputou o torneio como Brendon Matheus Araujo Lima dos Santos, 19, preso no Rio acusado de tráfico de drogas, já estava suspenso preventivamente desde que a irregularidade foi descoberta.

Heltton foi denunciado no artigo 234 do CBJD, que diz que falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva, pode resultar em pena de 360 a 720 dias de suspensão.

A procuradoria do TJD pediu a pena máxima para Heltton, mas a defesa alegou que o fato de o jogador não ser profissionalizado (ele nunca teve contrato profissional) impedia a pena máxima, segundo a legislação desportiva. Os auditores aceitaram o argumento e decidiram pela metade da pena máxima como punição.                       

A falsificação dos documentos de Heltton resultou na eliminação do Paulista na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe havia se classificado para a final do torneio, mas perdeu a vaga para o Batatais, que acabou derrotado pelo Corinthians na final.

Mesmo suspenso, Heltton já tem clube definido. Logo após a descoberta da falsificação, Vampeta, presidente do Audax Osasco, se ofereceu para ajudar o jogador. “Vou dar a oportunidade de ele jogar lá em Osasco. Não estou defendendo que tem que ser gato, mas vamos dar o exemplo para esse moleque. Ele não roubou, não usou uma arma para matar alguém, só tem o sonho de ser jogador de futebol”, afirmou no final de janeiro.