Topo

Grêmio empresta Yuri Mamute pela 4ª vez. Cazaquistão é o destino

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/02/2017 12h00

Yuri Mamute, 21 anos, jogará no Cazaquistão. Fora dos planos de Renato Gaúcho, o atacante foi emprestado pelo Grêmio ao Aktobe. O acordo tem direitos econômicos fixados em 1 milhão de euros (R$ 3,2 milhões na cotação atual) e opção de renovação do empréstimo.

O time cazaque já tem outros três brasileiros no elenco. Todos contratados neste ano: Vitor Júnior, ex-Corinthians, Cassiano, ex-Inter, e Juninho, ex-Goiás.

Mamute chegou ao Cazaquistão na última terça-feira. Até então, ele estava treinando junto ao elenco principal do Grêmio. Apesar de integrar o grupo, não fez nenhum dos jogos do time gaúcho no começo desta temporada.

Com diversas passagens por seleções de base, Yuri Mamute vai para o terceiro empréstimo consecutivo. Em 2016, ele foi cedido ao Panathinaikos, da Grécia. Voltou antes do fim do contrato e acabou a temporada no Náutico. Antes disso, também jogou uma temporada pelo Botafogo.

No Grêmio, ganhou as primeiras oportunidades com 17 anos, sob o comando de Renato Gaúcho. Mas teve o melhor momento com Luiz Felipe Scolari, em 2015. As boas atuações à época renderam renovação contratual até o final de 2020.

Pela seleção brasileira, conseguiu boas atuações em torneios de categorias de base. Em uma dessas competições, chegou a ser comparado a Mario Balotelli, atualmente no Nice-FRA, pela força física e posicionamento.