Topo

Provocação e marcação especial. Irmãos Pogba se enfrentam pela primeira vez

Darren Staples/REUTERS
Imagem: Darren Staples/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

16/02/2017 04h00

Nesta quinta-feira, a Liga Europa terá um duelo inédito: Pogba vai enfrentar... Pogba. No duelo entre Manchester United e Saint Etienne, na Inglaterra, às 18h05, os irmãos Paul e Florentin Pogba vão se encontrar em um campo de futebol pela primeira vez.

Para quem só conhece o sobrenome, Paul é o meio-campista do Manchester United. Aos 23 anos, é um dos jogadores mais conhecidos do planeta e compra mais cara da temporada do futebol europeu, custando mais de 100 milhões de euros ao time do técnico José Mourinho.

Florentin é o mais velho dos irmãos. Tem 26 anos e é zagueiro do Saint Etienne, da França, desde 2012. Pode não ser tão talentoso quanto o mais famoso dos Pogbas, mas é bem conceituado no futebol francês, considerado um dos principais jogadores de defesa do país. Um detalhe: diferentemente do irmão, não defende a seleção da França, onde nasceu, mas a de Guiné, onde nasceu sua família.

Florentin Pogba, zagueiro do Saint Etienne, e três anos mais velho que o irmão, Paul - Jean-François Monier/AFP Photo - Jean-François Monier/AFP Photo
Florentin Pogba, zagueiro do Saint Etienne, e três anos mais velho que o irmão, Paul
Imagem: Jean-François Monier/AFP Photo
Por causa dos três anos de diferença de idade, os dois nunca jogaram juntos em categorias de base. Além disso, as carreiras tomaram rumos distantes. Em 2009, quando o Manchester United contratou Paul aos 16 anos, o mais velho já rodava pela Europa, deixando as categorias de base do Celta de Vigo e voltando para a França, para defender o Sedan. Três anos depois ele chegou ao Saint Etienne, foi emprestado por uma temporada, mas desde 2013 está no elenco do time verde francês.

Paul, por sua vez, sofreu no Manchester United. Ficou na Inglaterra dos 16 aos 19 anos, quando acabou dispensado. A Juventus, vendo no jovem meio-campista francês o potencial de um novo Patrick Vieira (volante que fez sucesso no início dos anos 2000, principalmente no Arsenal), apostou nele. Pogba fez mais do que esperado e, de 2012 a 2015, se tornou um dos maiores meio-campistas do planeta – o preço de 105 milhões que o Manchester United pagou aos italianos provam isso.

Essa história distante tornou a partida desta quinta mais importante para a família. Florentin, por exemplo, fez um corte de cabelo especial para o jogo, com o seu número de camisa, 19, de um lado, e o do irmão, 6, de outro. A mãe da dupla, Yeo Pogba, também estará presente no Old Trafford, o estádio do Manchester.

“Nós nos provocamos bastante desde que o confronto foi definido, mas estamos concentrados em nossas equipes”, afirmou Florentin, que admitiu um receio: “Acho que a marcação de Paul vai acabar sendo minha responsabilidade. É claro que posso acabar tendo de segurar Ibrahimovic ou outros, mas como conheço Paul muito bem, acho que acabarei sendo o escolhido para segurá-lo”, falou o zagueiro.

Paul não deu entrevistas sobre o confronto na semana do jogo, mas o técnico José Mourinho falou sobre o estado emocional de sua estrela. “Ele está muito empolgado com a chance de enfrentar o irmão. A situação pior é da mãe dos dois, que deve estar torcendo pelo empate. Uma pena que, na semana que vem, um dos dois vai sair eliminado”, brincou o português.

A família, aliás, tem um terceiro irmão, Mathias, gêmeo de Florentin, atacante do Sparta Rotterdan, da Holanda.