Topo

CBF fará Inter jogar duas vezes em 24h; Cruzeiro escapará de overdose

Inter e Cruzeiro: vítimas de conflito de calendários entre Copa do Brasil e Primeira Liga - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Inter e Cruzeiro: vítimas de conflito de calendários entre Copa do Brasil e Primeira Liga Imagem: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

17/02/2017 15h56Atualizada em 19/02/2017 15h29

Classificação e Jogos

O Internacional jogará duas partidas em menos de 24 horas na próxima semana. Classificado à segunda fase da Copa do Brasil, o Colorado entrará em campo na quarta-feira contra o Oeste e na quinta diante do Criciúma, pela Primeira Liga. O Cruzeiro escapará de um cenário ainda mais esdrúxulo: dois jogos no mesmo dia.

Os dois casos são reflexo da tabela da segunda fase da Copa do Brasil, divulgada na quinta-feira, pela CBF.

O time mineiro teria jogo da Primeira Liga com o Joinville, em Santa Catarina, às 19h30 (Brasília) e o duelo com o São Francisco-PA às 21h45, em Belo Horizonte, pela Copa do Brasil.

Diante do choque, a Primeira Liga já informou ao Cruzeiro que irá remarcar a partida diante do Joinville para março. A nova data deverá ser anunciada ainda nesta sexta-feira (17).

Já o Inter terá de se virar. Na quarta, o Colorado entrará em campo a partir das 21h45 (Brasília) em Porto Alegre, diante do Oeste. No dia seguinte, jogará em Criciúma às 21h30. A logística piora ainda mais a situação, já que o deslocamento até a cidade catarinense será de ônibus.

“Vamos ter que montar um grupo alternativo para ir à Criciúma disputar esse jogo da Primeira Liga. Em um começo de temporada, essa maratona pode prejudicar a preparação para o resto do ano”, disse Roberto Melo, vice de futebol do Inter.

O Inter trabalhava com a previsão de que o jogo contra o Oeste fosse marcado para 1º de março e ficou surpreso com o anúncio da CBF. Como já está classificado à próxima fase do torneio, o prejuízo será menor. Antônio Carlos Zago usará a partida com o Criciúma para observadores jogadores do chamado “Inter B” e reservas do time principal.

Os jogos da Primeira Liga foram marcados antes. A tabela da segunda fase da Copa do Brasil saiu na última quinta-feira. Os organizadores do torneio independente não têm dúvida: as datas foram escolhidas para enfraquecer a competição disputada desde o ano passado.

A CBF afirma que as datas já estavam selecionadas e foram escolhidas após encaixe com a agenda da Copa Libertadores.

"É importante frisar que essas são datas pré-estabelecidas desde julho do ano passado. Com as mudanças feitas pela Conmebol na Copa Libertadores, tivemos que fazer alguns ajustes no calendário em novembro (de 2016). Não temos controle da Primeira Liga, já que ela não é uma competição do calendário oficial. Mas também não havia como prever quem seriam os times classificados para a segunda fase da Copa do Brasil", afirmou Douglas Lunardi, diretor de comunicação da CBF.