Topo

Eduardo da Silva faz exames nesta 6ª e deve ser confirmado no Atlético-PR

Eduardo da Silva está próximo de retornar ao futebol brasileiro - Reprodução
Eduardo da Silva está próximo de retornar ao futebol brasileiro Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em Curitiba (PR)

17/02/2017 12h30

O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva pode ser confirmado como novo reforço do Atlético-PR a qualquer momento a partir desta sexta-feira (17), quando ele realizará exames médicos no CT do Caju. O jogador de 33 anos estava no Shakhtar Donetsk da Ucrânia e foi procurado pelo Furacão ainda no ano passado, mas optou por seguir na Europa. Agora, sem contrato, pode reforçar o Rubro-Negro.

Eduardo foi revelado pelo Bangu, mas ganhou notoriedade ao defender o Arsenal, da Inglaterra, depois de anos no Dínamo Zagreb, onde se naturalizou croata para defender a seleção na Euro 2008. No time inglês sofreu uma grave lesão após uma entrada do zagueiro Martin Taylor, do Birmingham, com uma fratura exposta na fíbula. Ficou um ano parado e acabou perdendo espaço nos Gunners.

De lá, foi para o Shakhtar Donetsk, onde viveu grande fase ao lado do ex-atleticano Fernandinho, conquistando o tetracampeonato ucraniano. Em 2014 chegou ao Flamengo, pelo qual marcou 13 gols em 46 jogos, um deles contra o próprio Atlético, na vitória por 2 a 1 pelo Brasileirão 2014. Também marcou duas vezes contra o Coritiba.

Acabou retornando à Ucrânia em 2016 e chegou a jogar a Liga dos Campeões deste ano, mas acabou eliminado junto com o Shakhtar na fase de playoffs antes dos grupos – equivalente a que se encontra o Atlético na Libertadores - com derrota para o Young Boys da Suíça nos pênaltis. Ele só poderá ser inscrito na Conmebol se o Furacão avançar sobre o Deportivo Capiatá.