Topo

Justiça condena comentarista do Sportv por chamar Fluminense de mau caráter

Eduardo Bueno participa do programa "Extraordinários" do Sportv - Reprodução
Eduardo Bueno participa do programa "Extraordinários" do Sportv Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/02/2017 16h02

O escritor e comentarista do Sportv Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, foi condenado em primeira instância a pagar R$ 15 mil por danos morais ao Fluminense, além dos custos do processo (mais 10% do valor).

Em 2015, ao comentar no programa “Extraordinários” a contratação do meia Ronaldinho pelos cariocas, o escritor, que é gremista, disse que o Fluminense era o time “mais mau caráter do Brasil”. Ele também chamou Ronaldinho de “o jogador mais mau caráter da história do Brasil.”

A direção do Fluminense resolveu processar Bueno, e na última quinta-feira, a juíza Flavia Gonçalves Moraes Alves, condenou o comentarista a pagar R$ 15 mil. Ele ainda pode recorrer.

No processo, Bueno se defendeu dizendo que suas críticas ao clube não consistiam em nenhum ilícito, sendo apenas a manifestação de sua opinião pessoal. Já o Fluminense alegou que as críticas maculavam sua honra e seu “bom nome”.

“O réu, na qualidade de jornalista”, escreveu a magistrada na sentença, “[...] deveria sempre ter em mente o bom senso e a razão. Ainda que expressasse a sua opinião em um momento de acalorada discussão ou revolta por eventual comportamento perpetrado pelo clube autor, não poderia, em hipótese alguma, ultrapassar o limite da razoabilidade. No caso em questão, chamar, em programa de grande audiência, um importante clube como o autor, de mau caráter, e, em momento posterior, acusá-lo de práticas ilícitas, causa, sem sombra de dúvida, ofensa à sua honra objetiva e ao bom nome que goza perante a sociedade.”

“Não há como deixar de reconhecer o abalo de ordem moral experimentado pela parte autora. Como acima asseverado, o comentário indevidamente veiculado pelo réu, ao emitir juízo de valor acerca do tema debatido no programa televisivo, foi capaz de causar sérias repercussões e inúmeros transtornos [...]”

Bueno e o Fluminense têm um histórico de críticas e cutucadas. Semanas depois do episódio que parou na Justiça, o clube eliminou o Grêmio da Copa do Brasil e postou no Twitter uma referência direta ao comentarista: "Que Peninha". Bueno rebateu dizendo que o clube deveria "pagar" duas séries B.