Estilista, avesso a dentista e mulherengo: como é ídolo russo fora de campo

Do UOL, em São Paulo

  • Epsilon/Getty Images

    Arshavin comemora título nacional pelo Zenit, da Rússia

    Arshavin comemora título nacional pelo Zenit, da Rússia

Andrey Arshavin, hoje com 35 anos, já é um veterano do futebol. É apontado por muitos como o melhor jogador da história da Rússia. Mas embora tenha construído uma carreira de sucesso, fora de campo não faltam curiosidades sobre ele, da vida como estilista à fama de mulherengo, passando pela enorme aversão a dentista.

Aos 17 anos, quando sequer imaginava o destaque mundial que ganharia no futebol, Arshavin teve que escolher qual faculdade cursaria. Decidiu ouvir os amigos. "Eu e meus amigos optamos por estudar Design e Tecnologia. E foi basicamente porque havia muitas garotas e achávamos que seria fácil estudar lá", contou o jogador em seu site oficial.

O fato inocente, no futuro, chegou a reforçar uma desconfiança da torcida do Arsenal, time para o qual se transferiu depois de se tornar campeão da Copa da Uefa pelo Zenit e se destacar na Eurocopa de 2008. Atuações questionadas e uma vida noturna agitada renderam a Arshavin a fama de mulherengo entre os ingleses.

Mas se começou por uma ideia adolescente, o investimento na faculdade de design não foi em vão. Arshavin, cuja mãe trabalhava na indústria têxtil, lançou sua linha de roupas, apostando em vestidos e peças para a prática esportiva quando já atuava como jogador profissional.

Outra passagem curiosa de sua vida foi contada pelo próprio Arshavin. O russo compartilha de um medo comum a muitas pessoas: idas ao dentista. Segundo ele, uma forte dor de dente seguida de uma visita intensa a um consultório o traumatizaram desde a infância.

"Minha pior lembrança é de uma dor de dente. Fui a uma clínica para fazer a extração. Lá, quatro pessoas me seguraram para que o quinto profissional tirasse o dente. Lembro disso como se fosse ontem. Depois disso, fiquei 20 anos sem ir ao dentista", revelou.

Atualmente, Arshavin defende o Kairat, do Azerbaijão. Acertou contrato de um ano e depois já o ampliou por mais uma temporada. No ano passado, inclusive, o russo fez um golaço (veja vídeo acima) e voltou a ser notícia. A vida de jogador ainda lhe rende mais que a de estilista.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos