Topo

Caso Victor: Grêmio dá novo passo para bloquear mercado da bola do Galo

Transferência de Victor é motivo de ação na Justiça e medida administrativa do Grêmio - Bruno Cantini/Atlético
Transferência de Victor é motivo de ação na Justiça e medida administrativa do Grêmio Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/02/2017 16h13

O Grêmio prometeu e cumpriu. Depois de bloquear parte do dinheiro da venda de Lucas Pratto ao São Paulo e obter penhora online das contas do Atlético-MG, o clube gaúcho protocolou representação contra o Galo junto à CBF. A demanda pede que o time de Belo Horizonte seja enquadrado em artigo do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF) por falta de pagamento e receba punição.

A sanção varia de advertência a bloqueio de registro de jogadores por até dois anos. A representação foi entregue pelos advogados do Grêmio na última segunda-feira.

Agora, a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) analisa o caso e, se decidir acolher o pedido do Grêmio, irá intimar o Atlético-MG a se manifestar. O prazo para resposta do clube é de 10 dias, a partir da notificação.

O argumento do Grêmio, em sua petição, é: desequilíbrio técnico no Brasileirão por conta da dívida do Galo. O time mineiro contratou Victor em junho de 2012 e não quitou a transferência. O Tricolor pediu bloqueio de R$ 10,5 milhões nas contas do Atlético-MG.

“Eu vendo um grande jogador, você fica com ele, joga contra meu time com ele, não paga o total do valor dele e ainda usa recursos novos para buscar outros jogadores. Existe desequilíbrio técnico aí”, defende Nestor Hein, diretor jurídico do Grêmio.

Victor trocou Porto Alegre por Belo Horizonte em negócio que também envolveu Werley, atualmente no Coritiba. O Atlético-MG contesta o valor exigido pelo Grêmio citando justamente o zagueiro e suas transferências para Santos e Figueirense, por empréstimo.