O que falta para Lucas Barrios assinar com o Grêmio

Jeremias Wernek e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • Agência Palmeiras

    Lucas Barrios deixou a concentração palmeirense na última terça-feira

    Lucas Barrios deixou a concentração palmeirense na última terça-feira

O 'fazedor de gols' que o Grêmio busca desde dezembro deverá ser Lucas Barrios, 32 anos. O anúncio do centroavante, contudo, ainda depende de avanço nas tratativas junto ao Palmeiras e à Crefisa, investidora que paga os vencimentos do argentino naturalizado paraguaio.

A ideia do time gaúcho é assinar em definitivo, nada de empréstimo, e com um pacote de investimento bem inferior ao depositado em São Paulo. Na soma de salários, transferência e luvas acordadas, o aporte da empresa de crédito chega a R$ 1 milhão.

Apesar da complexa operação, o Grêmio mostra otimismo em um desfecho rápido. Pelo lado palmeirense, a rescisão de contrato, desejada pelos gaúchos para o avanço na negociação, é estudada; a economia da parceria com a saída do centroavante pesa.

Para assinar com o Grêmio, Barrios terá de abrir mão do atual contrato com o Palmeiras. Ainda há negociação sobre o acerto para essa rescisão, e as partes discutirão nos próximos dias os passos para definirem a ida do camisa 8 alviverde para Porto Alegre.

A negociação evoluiu na noite da última terça-feira, quando Barrios deixou a concentração palmeirense na Academia de Futebol, ao lado de um empresário. O jogador foi relacionado por Eduardo Baptista para o dérbi desta quarta-feira contra o Corinthians, em Itaquera.

As partes debatem se o jogador receberá multa pela quebra de contrato. O Grêmio, por sua vez, aguarda uma definição entre Barrios e Palmeiras. A diretoria, que não admite publicamente as tratativas, descarta envolver percentual de seus atletas no acordo.

Em Porto Alegre, Barrios terá algo impossível no Palmeiras, especialmente após a contratação de Miguel Ángel Borja, junto ao Atlético Nacional-COL: garantia de titularidade.

Mesmo com Luan, Pedro Rocha e Everton, o Grêmio entende que o ataque carece de um jogador que possa converter mais as chances criadas. Barrios possui características para segurar a bola, realizar a função de pivô e ainda se mostra eficiente no início de 2017.

Mesmo com apenas 73min jogados na temporada – 45min em amistoso contra a Ponte Preta e 28min na goleada do último domingo sobre o Linense (4 a 0), Barrios anotou dois gols, número acima aos dos concorrentes no Palmeiras: Willian (um) e Alecsandro (zero).

Mediante o acordo com o Palmeiras, Lucas Barrios deverá assinar contrato de três ou quatro anos com o Grêmio. E será um dos maiores salários do elenco, que tem sido encaixado em um planejamento financeiro de equilíbrio nos vencimentos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos