Topo

Herói do Bota, Gatito foi moldado em maior rival do Olimpia: "Foi especial"

REUTERS/Jorge Adorno
Imagem: REUTERS/Jorge Adorno

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 13h29

Herói do Botafogo na classificação contra o Olimpia ao defender três pênaltis, Gatito Fernández leva no sangue a rivalidade com a equipe paraguaia. Não à toa foi muito vaiado quando substituiu Helton Leite e a cada vez que tocava na bola.

Ainda em busca de espaço no gol do time carioca, Gatito teve uma trajetória sólida no Cerro Porteño, arquirrival do Olimpia. Foi ali que iniciou sua carreira ainda como juvenil e passou a maior parte como profissional.

Foram duas as passagens pelo clube. Na primeira, em 2009, fez apenas 22 partidas. Na segunda, a de maior sucesso ficou entre 2012 e 2014 e atuou em 58 jogos, tendo inclusive jogado a Copa Libertadores de 2014. 

"Teve um sabor diferente por ser o Olimpia. Eu, pessoalmente, consegui deixar o Olimpia fora", declarou sem negar o apego às suas origens.

A entrada no Cerro ainda quando jovem foi facilitada pelo seu pai, o lendário goleiro paraguaio Gato Fernández que foi ídolo do Cerro e também se deu bem no Brasil, passando por clubes como Internacional e Palmeiras.

"Antes do jogo eu me encontrei com meu pai e minha mãe. Eles sabiam que eu tinha uma pressão muito grande por se tratar do Olimpia", contou.

Aos 28 anos de idade, Gatito faz sucesso não é de hoje no Brasil. Ele chegou ao país em 2014 contratado pelo Vitória e foi bem na equipe baiana antes de se transferir ao Figueirense. No clube catarinense, teve ótimas atuações no último Campeonato Brasileiro mesmo com o rebaixamento.

O goleiro também já atuou na Holanda defendendo o Utrecht e na Argentina por Racing e Estudiantes. Neste último, inclusive, fez parte do elenco que perdeu a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona.

Em que pese a boa carreira e experiência internacional Gatito ainda aguarda uma oportunidade para se firmar na seleção paraguaia. Ele fez parte do tima na Copa América de 2011 e só voltou a ser chamado novamente em outubro do ano passado para os jogos contra Peru e Bolívia pelas eliminatórias, mas não entrou em campo.