Topo

Por que Sóbis deixou o lado do campo para se tornar homem-gol do Cruzeiro

Rafael Sóbis é o artilheiro do Cruzeiro na atual temporada, com seis gols marcados - Washington Alves / Light Press / Cruzeiro
Rafael Sóbis é o artilheiro do Cruzeiro na atual temporada, com seis gols marcados Imagem: Washington Alves / Light Press / Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/02/2017 04h00

Rafael Sóbis roubou a cena no Cruzeiro. Em pouco tempo, o camisa 7 deixou o lado do campo para jogar como referência do ataque de Mano Menezes. O bom futebol gera, inclusive, dúvidas sobre o processo que fez o jogador deixar a lateral do campo para se tornar o principal nome do setor ofensivo.

Com seis gols em seis partidas disputadas, o atleta tem uma lista de motivos para atuar na função de homem-gol da equipe comandada por Mano Menezes. Confira os motivos apontados pelo UOL Esporte:

Jogando como pivô

Os gols obtidos pelo Cruzeiro no triunfo sobre o Tupi, pelo Campeonato Mineiro, contaram com a participação de Rafael Sóbis. O camisa 7 chegou a fazer pivô para Robinho e Alisson, criando boas oportunidades de costas para o gol adversário.

Finalização de canhota

Destro, Rafael Sóbis não tem dificuldades para chutar com a perna esquerda. No triunfo sobre o São Francisco-PA, o camisa 7 marcou três gols com a canhota. Os lances demonstram que o atleta tem facilidade com o outro pé.

Movimentação

O ponto chave para a manutenção de Rafael Sóbis na função de centroavante é a sua facilidade para se movimentar no setor ofensivo. O camisa 7 mexe bastante no campo de ataque, se aproximando dos homens de criação.

Qualidade na bola aérea

Apesar da estatura - 1,72 metro -, Rafael Sóbis demonstra facilidade na bola aérea. O atacante do time de Mano Menezes chega com frequência à área adversária e costuma auxiliar nas jogadas por elevação. Para se ter ideia, ele quase fez um gol de cabeça no jogo passado, quando o Cruzeiro venceu o São Francisco-PA, pela Copa do Brasil.