Topo

'Facilitador', ex-corintiano muda de função e vira expoente tático do Inter

Lateral Uendel é repetidamente elogiado nos bastidores do Internacional - Divulgação/Internacional
Lateral Uendel é repetidamente elogiado nos bastidores do Internacional Imagem: Divulgação/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/03/2017 04h00

Antonio Carlos elegeu Uendel, ex-Corinthians, como 'facilitador' das ações do meio-campo do Inter. Contratado para ser lateral, o jogador ganhou espaço foi no meio-campo e recebe elogios públicos e internos no clube vermelho. 

A troca de função ocorreu a partir da chegada de Carlinhos. Com o ex-são-paulino na lateral esquerda, Zago optou por aproveitar a velocidade de transição e a capacidade defensiva de Uendel. O colocou no trio de volantes pela esquerda, com liberdade de atacar quando o Inter tiver a bola, mas formando linha com Rodrigo Dourado e Charles sem posse. A trinca libera D'Alessandro para criar sem qualquer responsabilidade defensiva. 
 
"O Uendel já tinha jogado por ali no Corinthians. Podemos inverter, Uendel na lateral e Carlinhos aberto. Eles vem se entendendo muito bem. O Uendel tem um posicionamento tático muito importante em campo, recebe e bola de frente para o adversário. O Carlinhos voltou a ter uma intensidade muito boa. É importante ter estes jogadores no ápice da forma. Estamos melhorando bastante e espero que não só por um lado (esquerdo), mas pelo outro também possamos ter esse entendimento", disse o treinador. 
 
Uendel começou jogando apenas uma vez no meio-campo pelo Corinthians. Foi exatamente contra o Inter, na vitória do time paulista por 1 a 0 na reta final do Brasileirão passado. Ele foi central no 4-1-4-1 montado por Oswaldo de Oliveira. Exerceu a função que em outro momento foi de Renato Augusto. O desempenho foi regular, mas não o suficiente para mantê-lo por ali. 
 
"Ele tem mostrado capacidade ímpar para nossa equipe. Posso dizer hoje que é fundamental para o esquema. A gente vê como a bola corre quando está no pé dele. É quem faz a transição ser tão rápida entre a defesa e o ataque", disse Zago. 
 
Com um mês de clube, Uendel disputou oito jogos até agora e não marcou gols. Mas internamente recebe elogios de pronto a cada momento. Na avaliação do departamento de futebol do clube, é a contratação que melhor resultado deu de imediato no elenco.
 
Ao todo o Inter já se acertou com 10 novos jogadores. Dois deles ainda carecem de confirmação: Cirino e Cuesta, que devem chegar a Porto Alegre entre quarta e quinta-feira.