Topo

Governo argentino paga R$ 71 milhões para encerrar projeto de futebol

Verba indenizatória de Governo será utilizada para pagar dívidas com clubes - Victor R. Caivano/AP
Verba indenizatória de Governo será utilizada para pagar dívidas com clubes Imagem: Victor R. Caivano/AP

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 13h00

O Governo da Argentina oficializou nesta quinta-feira a aprovação do pagamento de 350 milhões de pesos (R$ 71 milhões) a título de encerramento do “Futebol Para Todos”, programa estatal criado pela ex-presidente Cristina Kirchner, em 2009.

O valor se refere à indenização pelo fim do programa e será utilizado integralmente para quitar dívidas da Federação Argentina de Futebol com clubes.

“[O aporte] Resultará de vital importância para retomada de torneio, de aspectos sociais, econômicos e financeiros na gestão de associações que integram a AFA”, apresenta o acordo firmado entre Governo e AFA.

Devido à crise no futebol argentino, os principais torneios da Argentina estão em greve. Sem repasse da

O reinício da competição, que teve 14 rodadas disputadas até dezembro o ano passado, ainda não está definido. A previsão era que a bola rolasse nesta sexta-feira, no entanto, o sindicato local de jogadores convocou greve, devido os atrasos de salários em diversos clubes.

O Futebol Para Todos atuava no financiamento de futebol pelo poder público, tendo, entre outras funções, transmitir jogos na TV e patrocinar clubes.

O corte do subsídio aos times já fazia parte dos planos do presidente Mauricio Macri. Times argentinos reclamaram por não ter mais uma receita assegurada.