Topo

Porta dos Fundos e mais 2 motivos que fazem Bota x Fla ir além do campo

Vídeo do Porta dos Fundos, de Antonio Tabet, iniciou polêmica entre Fla e Botafogo - Staff Images
Vídeo do Porta dos Fundos, de Antonio Tabet, iniciou polêmica entre Fla e Botafogo Imagem: Staff Images

Bernardo Gentile e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/03/2017 12h00

Botafogo e Flamengo não falam a mesma língua. Insatisfeito com a postura do rival em algumas situações, o presidente do Alvinegro, Carlos Eduardo Pereira, cortou relações com o clube da Gávea.

Se há alguns anos os clubes já foram parceiros fora de campo e até mesmo dividiram o estádio da Ilha, em 2005, hoje a realidade é totalmente diferente. Já são mais de três anos de relação (ou falta de) ruim entre os coirmãos. Três motivos fizeram com que eles se afastassem tanto nos bastidores.

Porta dos Fundos ironiza Botafogo e cria mal-estar com Fla

Porta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em maio de 2015, o Porta dos Fundos, canal do Youtube, gerou a primeira grande confusão entre os clubes. Os humoristas interpretaram jogadores de Flamengo e Botafogo e os rubro-negros ironizavam a quantidade de patrocínios estampados na camisa alvinegra na época.

O Botafogo processa Porta dos Fundos, Flamengo e Adidas, já que os atores tinham em mãos a camisa oficial do Rubro-negro, lançada no mesmo dia em que o vídeo foi veiculado. Ou seja, os uniformes foram cedidos previamente pela fornecedora ao clube da Gávea para a gravação. Dono do Kibe Loco e um dos sócios do Porta, Antônio Tabet foi anunciado como vice de comunicação do Fla três meses após o episódio.

Fla contrata Willian Arão e vê relação com Botafogo azedar

Arao - Alex Carvalho/Agif - Alex Carvalho/Agif
Imagem: Alex Carvalho/Agif

Apesar do episódio Porta dos Fundos, foi a contratação de Willian Arão que fez com que a relação azedasse de vez. Após se destacar na Série B, o volante ignorou uma cláusula de renovação automática por mais um ano com o Botafogo e decidiu ir para o Flamengo. O Alvinegro luta para ser ressarcido, mas perdeu nas três instâncias no Rio de Janeiro e, agora, recorrerá no Pleno, em Brasília.

Durante algumas semanas o Botafogo ainda tentou fazer com que Willian Arão voltasse ao clube. Essa medida, porém, ficou no passado. O Alvinegro quer agora ser ressarcido pelo Flamengo. O Rubro-negro, por sua vez, não vê nenhuma irregularidade na negociação e segue tranquilo quanto ao processo.

Botafogo se irrita com postura do Fla sobre divisão de cotas de TV

bandeira - Júlio César Guimarães/ UOL - Júlio César Guimarães/ UOL
Imagem: Júlio César Guimarães/ UOL

Além de Porta dos Fundos e Willian Arão, o Botafogo tem se irritado bastante com o Flamengo no que diz respeito à divisão das cotas de televisão. O Alvinegro defende que a verba da Globo seja dividida igualmente entre os clubes, como ocorre na Premiere League, da Inglaterra.

O Flamengo, por outro lado, faz valer a força da sua torcida a cada negociação com a emissora, ganhando mais dinheiro que qualquer outro time. "Acho que algumas coisas de posturas dos clubes precisam ser adequadas. Não dá para um clube querer se posicionar acima dos demais. Esse clube quer ganhar mais do que os outros grandes, uma visão hegemônica”, desabafou o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, ao Blog do Rodrigo Mattos.