Tite diz que atuações contra Colômbia levaram 'Diegos' às eliminatórias

Dassler Masquer, Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

Novidades da lista da seleção brasileira para as partidas das eliminatórias contra Uruguai (em 23 de março em Montevidéu) e Paraguai (em 28 de março na Arena Corinthians), o meia Diego e o atacante Diego Souza ganharam seus espaços com Tite em boa parte graças às atuações que tiveram na partida amistosa contra a Colômbia em prol das vítimas do acidente da Chapecoense, em janeiro. O Brasil saiu vencedor por 1 a 0 no Engenhão, em duelo em que contou apenas com atletas que atuam no país.

"Diego jogou muito no jogo contra a Colômbia e os jogos do Flamengo o credenciaram para isso", afirmou o treinador da seleção após o anúncio da lista.

"O Diego (Souza) foi citado por vocês como o mais efetivo do Brasileiro. Foram 14 gols e um bom número de assistências. Jogou bem contra a Colômbia também, mas futebol é assim. Surge oportunidade, está reconvocado", explicou.

Em entrevista ao "Sportv", o coordenador de seleções Edu ainda citou o profissionalismo dos dois jogadores como exemplos a serem seguidos por outros jogadores. Ele contou do esforço da dupla para estar apta para a convocação.

"O Diego Souza quando voltou das férias, colhemos resultados que voltou de férias com um peso um pouco acima, aceitável. Entramos em contato com o Sport, avisamos da preocupação com a forma física e que ele estava no nosso radar, e hoje ele está muito diferente, ele se esforçou, entende e foi convocado. Podendo ter uma sequência a partir de agora", contou.

"Sobre o Diego, nós coletamos a informação que um cara do tamanho do Diego poderia aproveitar as férias bem tranquilo. E ele treinou, porque queria jogar em grande nível no Flamengo e pensava em voltar à seleção. Esse recado serve para terem essa concorrência. Isso aproxima os atletas da seleção brasileira", completou Edu.   

Ederson

Outra novidade na relação foi o goleiro Ederson, do Benfica, que vem se destacando pela equipe portuguesa.

"Temos hoje 36 atletas que acompanhamos. O Ederson é um deles, assim como outros goleiros. O bom momento que o Ederson vive foi determinante, sem deixar de passar a mensagem para outros grandes goleiros, Muralha, Cássio, Grohe todos. Nós estamos acompanhando a parte técnica, física. Tem de continuar assim para ter uma convocação", disse.

Tite explicou também a convocação dos atletas que atuam na China, que ainda não estão em plena atividade, uma vez que o campeonato nacional ainda não começou.

"É nossa também a atenção (com os chineses). O Fábio (Mahseredjian, preparador físico) e Cléber (Xavier, assistente) estavam acompanhando. O Renato Augusto não participou de jogos oficiais, mas tem dois projetados. O Gil fez sete jogos amistosos já. O Paulinho já está em uma situação mais avançada, com três jogos a mais", explicou.

Veja a lista completa

Goleiros
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)
Ederson (Benfica)

Zagueiro
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Laterais
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Meio-campo
Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing )
Willian (Chelsea)

Atacantes
Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Firmino (Liverpool)
Neymar (Barcelona)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos