Topo

Sem artilheiros, Brasil é país estrangeiro com mais gols na elite da Europa

Tiquinho Soares, brasileiro com mais gols na elite europeia na temporada - Divulgação
Tiquinho Soares, brasileiro com mais gols na elite europeia na temporada Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/03/2017 04h00

O Brasil pode não ter nenhum jogador na artilharia das principais ligas europeias, mas não perde importância no cenário mundial. Somando os gols de cada nacionalidade, o Brasil é o país estrangeiro com mais gols marcados nos seis mais importantes campeonatos nacionais do Velho Continente.

Somando os brasileiros na primeira divisão de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal, o país tem 247 * gols na temporada. A segunda posição é da Argentina, com 219 gols. Considerando apenas países da América do Sul, o terceiro posto é do Uruguai, com 75 gols – graças, principalmente, aos gols de Edinson Cavani na França e Luís Suarez na Espanha. O Chile, de Alexis Sanchez, artilheiro do Campeonato Inglês, fica em quinto (com 29 gols) – o quarto é da Colômbia, de Falcão Garcia e com um contingente artilheiro na Série A italiana, com 58 gols.

Duas vezes mais jogadores que Argentina

A superioridade brasileira, porém, é muito mais causada pelo alto número de jogadores do país atuando na Europa do que, realmente, ao faro de gol verde-amarelo. Segundo o site TransferMarkt, o Brasil conta com 267 atletas atuando nas seis grandes ligas. A Argentina, por sua vez, tem 107 jogadores, menos da metade. Outros países sul-americanos contam com ainda menos: são 28 uruguaios, 24 colombianos, 19 venezuelanos e 16 chilenos, por exemplo.

Números inflados por Portugal

Os números verde-amarelos, aliás, são inflados justamente pelo menos importante dos seis torneios: o Campeonato Português. Nesta temporada, foram 104 gols brasileiros na primeira divisão portuguesa. Sem esses números, o Brasil ficaria atrás da Argentina na artilharia, com apenas 143 gols contra 202 dos argentinos.

Cinco brasileiros marcaram no sábado. Você conhece todos?

Entre as seis principais ligas do futebol europeu, os campeonatos nacionais de França e Itália não tiveram gols brasileiros no último sábado (04). A lista de jogadores nascidos no país que balançaram as redes tem Neymar (Barcelona) e Roberto Firmino (Liverpool), que devem ser titulares da seleção na próxima rodada das Eliminatórias. Os outros nomes, contudo, não são tão consolidados assim. O sábado teve dois tentos de Tico Soares, atacante que tem conseguido espaço cada vez maior no Porto, por exemplo. Na Alemanha, o lateral esquerdo Wendell (Bayer Leverkusen) e o atacante Raffael (Borussia Mönchengladbach) anotaram.

Quatro brasileiros são artilheiros fora da elite

Fora da elite europeia, porém, o Brasil tem, sim, artilheiros no Continente. São quatro: João Paulo, do Botev Plovdiv (13 gols na Bulgária), Rodrigo Tosi, do Limerick (três gols na Irlanda), Leonardo, do Partizan Belgrado (13 gols na Sérvia) e Júnior Moraes, que acaba de sair do Dynamo de Kiev (com 10 gols na Ucrânia).

Desses, o caso mais emblemático é a Bulgária. João Paulo, ex-ABC, é o primeiro colocado da lista, mas entre os dez maiores marcadores do torneio local aparecem três outros brasileiros, todos do Ludogorets: Marcelinho é o terceiro, com 11 gols, Wanderson é o quinto, com nove, e Jonathan Cafu é o sexto, com oito.

Um dos artilheiros, Rodrigo Tosi, também foi beneficiado pelo Campeonato Irlandês. O torneio acabou de começar e só uma rodada foi disputada, mas o brasileiro (com passagens por clubes do Paraná como Malutron e Paraná Clube) estreou com três gols nos 5 a 1 do Limerick contra o Sligo Rovers.

Além disso, em outros dois países brasileiros lutam pela artilharia. Na Turquia, Vágner Love (Alanyaspor) e Welliton (Kayserispor) tem dez gols e são os perseguidores mais próximos do turco Cenk Tosun (Besiktas), com 16. Em Portugal, Tiquinho Soares (Porto) é o quarto maior artilheiro, com 12 gols, atrás de Bas Dost (Sporting), com 18 gols, e Mitroglu (Benfica) e André Silva (Porto), com 13.

* Até sábado-feira (4/3). Fontes: TransferMarkt e site da Uefa