Topo

Campeão mundial pela Espanha, Xabi Alonso anuncia aposentadoria

Andreas Gebert/EFE
Imagem: Andreas Gebert/EFE

Do UOL, em São Paulo

09/03/2017 08h14

O meio-campista Xabi Alonso anunciou nesta quinta-feira que irá se aposentar ao fim da atual temporada europeia, em junho. A informação foi dada por meio de seu perfil oficial no Twitter.

Ele postou uma foto e as seguintes palavras. "Vivi e amei. Adeus ao jogo bonito".

Depois, o jogador de 35 anos explicou a sua decisão à TV oficial do Bayern de Munique, clube que defende desde 2014. "Não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas ei acredito que é a hora certa. Sempre imaginei que seria melhor me aposentar mais cedo do que tarde. Eu ainda me sinto bem, mas acredito que este é o momento certo", disse.

"Eu queria encerrar a minha carreira ainda no nível mais alto, e o Bayern é o nível mais alto. Estou incrivelmente orgulho e feliz por jogar no Bayern e fazer parte desta família", completou.

Xabi Alonso iniciou a sua carreira profissional em 1999, defendendo a Real Sociedad B. Em 200 foi para o time principal e permaneceu no clube até 2004. Depois, passou por Eibar (ESP), Liverpool e Real Madrid.

Por clubes, venceu duas vezes a Liga dos Campeões, pelo Liverpool (2004/05) e pelo Real (2013/14).  Foi campeão nacional pelo time espanhol (uma vez) e pelo Bayern (duas). Na equipe alemã, conquistou ainda  uma Copa da Alemanha e uma Supercopa.

Um dos maiores está dizendo tchau. Xabi Alonso vai se aposentar do futebol profissional ao fim da temporada. Obrigado, Xabi!

Pela seleção espanhola, Alonso entrou em campo em 114 oportunidades e anotou 16 gols. Ele foi bicampeão da Eurocopa (2008 e 2012) e da Copa do Mundo (2010).

"Xabi Alonso é um dos grandes do mundo do futebol. Ele venceu tudo que podia vencer durante a sua carreira", afirmou o presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge.

Além de Xabi Alonso, outro jogador do Bayern que deixará o futebol ao fim da temporada é Philipp Lahm.