Topo

Mano 100 gols: quem lidera a artilharia do Cruzeiro sob a tutela do técnico

Em duas passagens de Mano Menezes, Cruzeiro já marcou 100 gols e sofreu 50 - Washington Alves/Cruzeiro
Em duas passagens de Mano Menezes, Cruzeiro já marcou 100 gols e sofreu 50 Imagem: Washington Alves/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

10/03/2017 04h00

Em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, os números de Mano Menezes continuam cada vez mais altos. Apesar de ter sido chamado duas vezes para 'apagar o incêndio' e livrar a equipe do rebaixamento, o treinador conseguiu manter boas médias e começou o ano ainda melhor. Invicto na temporada, Mano ainda viu sua equipe chegar ao centésimo gol com ele à beira do campo. A marca aconteceu na vitória por 2 a 0 diante do Murici e o responsável pelo feito foi Ramón Ábila, justamente o maior artilheiro sob o comando do treinador.

Ninguém fez mais gols que Ábila quando o Cruzeiro foi comandado por Mano. O argentino tem 18 gols, cinco a mais que seus companheiros Rafael Sóbis e Robinho, donos da segunda colocação. Willian do Bigode, antigo homem de confiança de Mano, contabiliza 12, enquanto Arrascaeta fecha o Top 5 com 10 gols.

De acordo com o site do Cruzeiro, quando somadas as duas passagens de Mano pelo clube, o treinador já coleciona 56 jogos, sejam eles oficiais ou amistosos. No total, foram 32 vitórias, 14 empates e apenas 10 derrotas. Além do aproveitamento de 65,5%, a equipe só levou 50 gols, metade dos tentos marcados, o que confere também uma média de 0,89 por partida.

Dono do gol 100, Ábila vem conseguindo sustentar bons números mesmo sem a garantia da titularidade. Atualmente, o argentino é banco do camisa 7 Rafael Sóbis. Porém, em sete jogos nesta temporada, já marcou seis gols e divide com o companheiro o posto de artilheiro do time em 2017. No Cruzeiro há menos de um ano, a chegada do argentino coincide com o retorno de Mano à Toca. Em seus primeiros seis meses de 2016, o atacante marcou nada menos que 12 gols e só foi superado por Arrascaeta, que balançou as redes em 14 ocasiões (com 24 jogos feitos a mais).

Veja os artilheiros do Cruzeiro sob o comando de Mano Menezes (levantamento feito pelo site Superesportes):

Ramón Ábila: 18 gols
Rafael Sobis e Robinho: 13 gols
Willian: 12 gols
De Arrascaeta: 10 gols
Henrique: 6 gols
Alisson: 5 gols
Marcos Vinícius, Bruno Rodrigo, Ariel Cabral, Leandro Damião, Rafinha e Manoel: 2 gols
Léo, Ezequiel, Fabrício, Vinícius Araújo, Fabiano, Ceará, Willians, Charles, Elber, Durval (contra, do Sport) e Rafael Lima (contra, da Chapecoense): 1 gol