Topo

Melhor mandante do Brasileirão, Atlético-PR perde força na Arena

Mauricio Mano/Site Oficial do Atlético-PR
Imagem: Mauricio Mano/Site Oficial do Atlético-PR

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em Curitiba

10/03/2017 10h02

Trunfo histórico do Atlético Paranaense, a Arena da Baixada não tem repetido seu poder de pressão nesse início de 2017. Depois de fechar o Brasileirão do ano passado como o melhor mandante do País – aproveitamento de 84,2% dos pontos, com 15 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota em casa, o Furacão foi tema de debates acalorados sobre a vantagem ou não que levaria por ter grama sintética em seu piso; alguns poucos optaram por valorizar a melhor defesa do campeonato, que, ao lado do Palmeiras, levou apenas 32 gols. Seja como for, 2017 tem sido frustrante para o atleticano que vai aos jogos em casa.

Em seis partidas no Caldeirão, foram apenas duas vitórias, contra o Millonários (1-0) e o Coritiba (2-0). Nos demais jogos a equipe esbarrou nos adversários, tanto pela Libertadores quanto pelo Paranaense. Os nem tão badalados PSTC, Toledo e Deportivo Capiatá, bem como a tradicional Universidad Católica, deixaram Curitiba celebrando a igualdade. Um aproveitamento de 55%.

É verdade que as equipes que têm entrado em campo são diferentes. Os titulares disputam a Libertadores e os reservas encaram o Paranaense. Os dois times, no entanto, obtiveram uma vitória e dois empates nos jogos em casa em cada competição. Proibida para 2018 no último congresso técnico do Campeonato Brasileiro, a grama sintética não foi problema para quatro dos rivais que estiveram na Baixada.

Se a grama sintética tem sido indiferente aos adversários, a defesa atleticana, porém, não é mais a mesma. O time que havia levado apenas 6 gols em 19 rodadas na Arena no Brasileirão já levou 7 nesse início de ano, nos 6 jogos disputados. Dos 7, cinco deles foram sofridos pelo time titular, praticamente o mesmo que disputou o Brasileirão.