Topo

Não foi só contra o PSG! Como Neymar ganhou papel de liderança no Barça

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

10/03/2017 04h00

Os minutos finais de Neymar na classificação heroica do Barcelona às quartas de final da Liga dos Campeões são reflexo de uma liderança consolidada nesta temporada. O brasileiro agora tem voz de comando tático orientando jogadores e sobram conselhos até para o argentino Lionel Messi, com quem tem grande intimidade em campo

Não à toa, Neymar estava sozinho na cobrança da falta do quarto gol do Barcelona ou pegou a bola para bater o pênalti do 5 a 1 sem consultar nenhum jogador. A liderança do brasileiro já é real e foi adquirida na bola.

“No Barcelona não é fácil para um estrangeiro liderar. Veja que mesmo na era Messi temos líderes ainda maiores como Puyol, Xavi, Iniesta, Piqué, todos com identidade no clube. O Neymar atingiu um processo natural pela capacidade que tem. Com o passar do tempo, será cada vez mais uma voz ativa no clube”, destacou Roger Torrelo, repórter do jornal catalão Mundo Deportivo

A evolução da liderança

Na primeira temporada pelo Barcelona (2013-2014), Neymar não levantou a voz. Aguentou calado o banco de reservas em algumas partidas, assim como o posicionamento de centroavante que tanto desgosta.

Na temporada seguinte, veio o claro sinal de que ainda não tinha o respeito suficiente para liderar o elenco. Neymar era sucesso em campo, terminando como artilheiro da Liga dos Campeões e da Copa do Rei, mas sem moral para evitar as constantes substituições. Após se revoltar com o treinador Luis Enrique ao sair de campo em um jogo contra o Sevilla, foi apreendido por Xavi e Piqué em uma conversa de vestiário. O pedido era para evitar o comportamento em respeito ao atacante Pedro, que constantemente o substituía.

Neymar se ambientou ao papel de líder na temporada passada, quando ficou dois meses atuando sem Messi, lesionado, ao lado. O brasileiro mudou o posicionamento no campo atuando do centro para a esquerda, e passou a cobrar todas as faltas e pênaltis. A maturidade adquiria o credenciou para ter voz ativa no vestiário após o retorno do argentino.

Abusado, Neymar passou a provocar cada vez mais os adversários e dar ordens aos companheiros em campo. Descontrolado durante a derrota para o Valencia por 2 a 1, em abril do ano passado, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, chegou a xingar o lateral esquerdo do Barça, Jordi Alba: “Algum problema comigo? Então vai tomar no c...”, esbravejou o brasileiro

Com o passar do tempo, Neymar passou a dividir cobranças de pênaltis e faltas com o argentino. E em fevereiro deste ano, na vitória contra o Athletic de Bilbao, por 3 a 0, pelo Campeonato Espanhol, no Camp Nou, a televisão catalã TV3 exibiu uma imagem em que o brasileiro diz a Messi como uma cobrança de falta lateral deve ser executada. “Bate você de forma direta”. O camisa 10 segue o conselho e marca o gol improvável.

Fora de campo, Neymar se diferencia de líderes como Piqué e Iniesta por pouco abordar aspectos pessoais dos jogadores ou manter relacionamento com a cúpula do Barça. É na bola seu maior respeito.

“A  liderança em campo do Neymar já era óbvia há algum tempo. Ele é jogador que gosta da bola o tempo todo. E passou a se impor em momentos capitais, como contra o PSG. Agora todos perceberam que o Barcelona tem outro líder”, comentou Bruno Alemany, repórter da rádio espanhola Cadena Ser.