Topo

Azarado? Goleiro menos vazado do Espanhol vive drama com lesões na carreira

Asenjo, aos 27, já sofreu quatro lesões graves no joelho - JOSE JORDAN/AFP
Asenjo, aos 27, já sofreu quatro lesões graves no joelho Imagem: JOSE JORDAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/03/2017 04h00

Sergio Asenjo sofre com seus joelhos. Aos 27 anos, já teve quatro lesões sérias nos joelhos, a última há pouco mais de uma semana. Goleiro do Villarreal, ele vivia grande fase, talvez a melhor da carreira, mas terá que se afastar dos campos. Mais uma vez, para tristeza de quem acompanha sua trajetória de perto.

O último capítulo do drama de Asenjo aconteceu no último dia 26 de fevereiro, na derrota por 3 a 2 para o Real Madrid. A partida estava 0 a 0 quando ele fez linda defesa em desvio de Benzema. Começou a sentir dores no joelho esquerdo, mas seguiu em campo. Foram nove minutos tentando ignorar a dor, sem sucesso. 

Quando Asenjo foi substituído, a lesão não parecia grave. Seus companheiros de time, cientes de seu histórico, torceram para que fosse algo simples. Avaliado em um hospital próximo, o goleiro soube que havia sofrido uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Asenjo era, até aquele momento, o goleiro menos vazado do Espanhol, com apenas 15 gols sofridos em 23 jogos. Na carreira, ele tem uma incrível média de cerca de um gol sofrido a cada três partidas, sendo que defendeu times nem tão poderosos, como Valladolid e Málaga, além de um Atlético de Madri em ascensão.

A primeira ruptura de ligamento de Asenjo data de 2010, aos 21 anos, quando o joelho esquerdo sofreu o primeiro revés. Um ano depois, os ligamentos do outro joelho também se romperam. Chegou 2015 e Asenjo já estava bem no Villarreal, sendo lembrado para a seleção espanhola.

Pouco depois da convocação, nova lesão, a segunda no joelho direito. "Já passei por isso e me sinto capacitado e com mais força do que nunca para voltar a me recuperar", disse o goleiro na época. 

Quase um ano se passou e Asenjo voltou forte para a atual temporada. Seus números no Espanhol mostravam isso. Até que um movimento errado para evitar o primeiro gol do Real Madrid fez uma novela recomeçar na vida de Asenjo. Uma triste novela.