Topo

Em meio a falhas, por que a demora em chance para Renan Ribeiro no SP?

Renan Ribeiro comemora gol do São Paulo contra o Toluca nas oitavas na Libertadores 2016 - REUTERS/Paulo Whitaker
Renan Ribeiro comemora gol do São Paulo contra o Toluca nas oitavas na Libertadores 2016 Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 12h00

Desde a aposentadoria de Rogério Ceni, em 2015, o São Paulo não consegue encontrar um sucessor à altura para defender seu gol. Titular na temporada passada, Denis oscila e é muito contestado pela torcida – foi novamente criticado após a derrota por 3 a 0 diante do Palmeiras no último sábado (11). Contratado em 2017, Sidão também não se firmou e ainda acabou sofrendo lesão nas costas.

A irregularidade embaixo das traves não foi suficiente para garantir oportunidades a Renan Ribeiro, contratado em 2013. O goleiro de 26 anos apareceu no time titular pouquíssimas vezes, principalmente considerando que seu clube já vive problemas há mais de um ano na posição. Lesões e outros problemas atrasaram a carreira do jogador no Morumbi – com Sidão fora de combate e a promessa de oportunidades nos próximas dias feita por Rogério Ceni, o cenário pode mudar.

Últimos meses do goleiro foram repletos de lesões em momentos importantes

Parte da explicação para a demora do São Paulo em dar oportunidades a Renan passa por problemas médicas: uma espoliólise (fratura por estresse) nas costas sofrida no meio do ano passado foi a primeira em uma série de lesões que atingiram o goleiro em momentos fundamentais nos quais poderia mostrar serviço – o problema nas costas ocorreu no final de junho, e coincide com a recuperação de Denis em 2016, após muitas críticas no começo do ano.

Em novembro de 2016, depois de ter nova oportunidade contra o Atlético-MG, Renan fraturou o dedo, e ficou fora das primeiras análises de Rogério Ceni, que viria a assumir o clube. Em janeiro deste ano, uma lesão na coxa esquerda tirou o goleiro da pré-temporada na Florida Cup, nos EUA, acabando com as chances de brigar de igual para igual com Denis e Sidão.

Lealdade a Denis após anos de reserva levaram clube a dar longa chance

No São Paulo desde 2009, Denis passou sete temporadas na reserva de Rogério Ceni, dos seus 22 aos 29 anos, período de auge físico de um atleta. Durante essas temporadas, atuou em partidas importantes por Libertadores durante ausências de Rogério Ceni.

O clube, que viveu situação semelhante com o próprio Ceni (reserva de Zetti durante seis anos, Rogério assumiu a posição e se tornou ídolo), preocupou-se em estender a Denis uma real oportunidade de substituir o lendário goleiro e atual treinador.

Posturas extracampo de Renan já causaram incômodo no clube

Considerado talentoso e promissor dentro de campo, Renan já incomodou o São Paulo com suas posturas fora do gramado. Enquanto não atuava, o jogador conciliava alguns trabalhos de propaganda e divulgação de marcas e patrocinadores  – nas suas redes sociais, fazia fotos e ações com parceiros comerciais, e aparecia em programas de televisão e entretenimento.

A postura chegou a incomodar cartolas e funcionários do clube, que questionaram o foco do goleiro na carreira de jogador e o excesso de exposição. Atualmente, Renan decidiu mudar a postura, e hoje restringe sua comunicação com torcedores a coisas do dia a dia no São Paulo – compartilha em sua conta do Instagram imagens e detalhes dos jogos e treinos e alguns momentos com sua família.

Chances devem finalmente chegar

Com Denis contestado e Sidão lesionado antes de se firmar, as chances devem finalmente aparecer para Renan em 2017. Rogério Ceni não divulgou a escalação para encarar o ABC nesta quarta, pela Copa do Brasil, mas deixou claro que dará oportunidades a Renan nos próximos dias – se não vier na quarta, a titularidade deve vir no sábado, pelo Paulistão. Na atual conjuntura são-paulina, uma boa atuação pode abrir caminho para a primeira sequência com a camisa tricolor.