Topo

Empresário diz que Barcelona não tem interesse em sub-12 do Grêmio

Manu não voltou aos treinos na escolinha do Grêmio após visita ao Barcelona - Lucas Uebel/Grêmio
Manu não voltou aos treinos na escolinha do Grêmio após visita ao Barcelona Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/03/2017 14h22

Emanuel Ferreira, 10 anos, não vai jogar no Barcelona. Esta é a garantia de Mazinho, tetracampeão mundial em 1994 com a seleção brasileira, e que levou o jovem do Grêmio para um período de treinos na Espanha. O ex-jogador, pai de Rafinha e Thiago Alcântara, ainda revelou ter entrado em contato com o clube gaúcho nesta quarta-feira (15) para garantir que não há negociação.

“Eu liguei para o Grêmio e expliquei que foram só treinos, o Barcelona não tem interesse. O menino é do Grêmio, tem que voltar ao Grêmio”, disse Mazinho ao UOL Esporte.

Manu, como é chamado, viajou à Espanha e treinou durante duas semanas no Barcelona. Na volta ao Brasil, não se reapresentou ao Grêmio. O pai, que era funcionário do clube, segundo a diretoria do Tricolor, se demitiu.

Mazinho afirma que tem boa relação com a família, mas não sabe do paradeiro do pai e do filho. E também não tem explicação para ausência de Emanuel na retomada dos treinos da escolinha de futebol do Grêmio.

“Eu estou tentando localizar o pai para saber. Não sei por que o moleque não voltou a treinar. Falei com eles pela última vez na semana passada, ainda comentamos sobre os jogos da Champions”, contou.

O Grêmio, diante da ausência nos treinos, afirma estar coletando provas para acionar o Barcelona junto à Fifa sob alegação de aliciamento. Manu chegou ao Grêmio no começo de 2015 e atuou por dois anos no time sub-10, tamanha sua qualidade técnica.

Confira a entrevista com Mazinho:

UOL Esporte: Você é citado como um dos responsáveis pelo período de treinos de Manu na Espanha. Como foi isso, como está essa situação?

Mazinho: O garoto estava de férias, o Grêmio deu uma carta para fazer treinos no Barcelona. O prazo da carta foi tudo normal, tudo certo. Ele treinou, voltou e nada mais. O Barcelona não tem interesse no garoto. Foi simplesmente nas férias, eu conheço bem a família. O Grêmio estava de acordo. O Grêmio deu uma carta para o garoto treinar aqui por 10 dias. Sem nenhum problema. Não entendo o que saiu na mídia, foi bem prejudicial ao Barcelona. O Barcelona não roubou nenhum jogador, não aliciou ninguém. É história mal contada.

E você procurou a família ou alguém para ver a atual situação?

O Grêmio sabe de tudo, deu autorização para só treinar e nada mais. Eu liguei para o Grêmio e expliquei que eram só treinos, com um diretor e expliquei o que foi feito, citei a carta. Não tem nenhuma intenção (do Barcelona). Primeiro não pode, pela idade, e o Barcelona não faz isso. A gente só trouxe para treinar, conhecer jogadores. Era um plus ao garoto. A gente fez tudo legalmente, para não dar problema a ninguém. O Barcelona só faz isso quando tem autorização e havia a carta.

Você citou que é amigo da família. Sabe o motivo do Manu não ter voltado aos treinos em Porto Alegre?

Eu estou tentando localizar o pai para saber. Não sei por que o moleque não voltou a treinar. O moleque é do Grêmio, tem que voltar ao Grêmio.

Nesse período na Europa o Manu treinou em algum outro clube?

Ficou duas semanas aqui em Barcelona, com a gente. Não ficou em nenhum clube. Eu levei eles ao aeroporto, então posso te garantir que não houve visita ou treino em nenhum outro clube.

UOL Esporte: O que o Barcelona disse sobre o Manu, após estes treinos?

Mazinho: Falaram que é um bom garoto, mas não tem como ficar aqui no Barcelona. Principalmente pela idade. Ele tem as condições fantásticas para se tornar um grande jogador, mas não tem como ficar aqui.

O Grêmio cita até as fotos do Manu com Messi e Suárez para confirmar a ideia de que ele foi seduzido a viver na Espanha e jogar no Barcelona...

As fotos são normais, quem não tiraria foto com jogadores? Todo menino quer abraçar o Messi, Iniesta, Suárez, Neymar, Rafinha. Quem não gostaria de tirar uma foto com quem assiste sempre pela TV? Mas não tem nada, nada. O Barcelona, em nenhum momento, constituiu relação com o garoto. O Barcelona não tem nenhuma intenção em fazer nada.

UOL Esporte: Qual seu próximo passo diante desse caso?

Mazinho: Eu estou fazendo de tudo para localizar o pai. Vou tentar de tudo para ajudar o Grêmio, mas na real vou ajudar o moleque também. Ele teve um clube que apostou nele, investiu nele. Ele precisa voltar e aproveitar.