Topo

Santos trabalha para Elano ser técnico a curto prazo no clube

Ex-meia Elano atualmente exerce a função de auxiliar técnico de Dorival Júnior - Divulgação/SantosFC
Ex-meia Elano atualmente exerce a função de auxiliar técnico de Dorival Júnior Imagem: Divulgação/SantosFC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

15/03/2017 04h00

O Santos tem pressa para alavancar a carreira de treinador de Elano. Após revelar com exclusividade no ano passado que o ex-meia seria auxiliar no lugar de Marcelo Fernandes neste ano, o UOL Esporte apurou que o ex-jogador é a principal aposta da diretoria santista para suceder o cargo de Dorival Júnior em um futuro bem próximo. Vale ressaltar que o atual comandante tem contrato com o clube paulista até o fim desta temporada, mas sempre sofre pressão interna após resultados negativos.

Caso Dorival não renove o seu vínculo com o Santos, a ideia da diretoria é deixar inicialmente o comando nas mãos de Elano. O ex-técnico do time, Marcelo Fernandes, campeão paulista em 2015 e que hoje está emprestado a Portuguesa Santista, seria um dos auxiliares técnicos.

Elano tem ótima relação com atletas e diretoria. Aliás, é um dos poucos funcionários do clube hoje que consegue agradar tanto jogadores como dirigentes.

A fama de conhecedor de futebol e que pode ser um grande técnico a curto prazo já se alastrou na Vila Belmiro. Elano é um dos principais conselheiros da diretoria atualmente e possui fortes influências na montagem do elenco.

No entanto, diferentemente de Marcelo Fernandes, que foi trocado por Dorival em 2015 e mantido na comissão técnica, Elano não é considerado uma ‘sombra’ a Dorival Júnior no Santos. Isso porque o meia respeita bastante o comandante e, inclusive, não esconde publicamente o quanto tem aprendido taticamente com Dorival.

Elano se destaca pela autoridade e liderança entre os jogadores. Ele aconselha bastante os atletas. Recentemente, por exemplo, o ex-meia aconselhou o capitão Ricardo Oliveira a residir em Santos. Para ele, o centroavante ganharia na parte física ao evitar o desgaste diário das viagens de Alphaville a Baixada Santista diariamente.

O auxiliar de Dorival também chama a atenção nos treinos técnicos no CT Rei Pelé, principalmente quando o assunto é a “bola parada”. Elano é responsável para ajudar os atletas a aperfeiçoar cobranças de faltas e escanteios.

Por sua vez, o Santos, via assessoria de imprensa, diz que não cogitou qualquer possibilidade neste sentido, uma vez que Dorival Júnior vem realizando excelente trabalho e conta com total apoio da atual diretoria. A definição do próximo responsável técnico pela equipe será do presidente a ser eleito para a próxima gestão. Portanto, qualquer suposição neste sentido não passa de mera especulação.