Topo

Árbitros e chance de três clássicos em série aquecem rivalidade Barça-Real

Barça e Real empataram em dezembro e podem duelar mais três vezes na temporada - Alex Caparros/Getty Images
Barça e Real empataram em dezembro e podem duelar mais três vezes na temporada Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 04h00

A maior rivalidade do futebol mundial promete viver semanas de intensidade a partir desta sexta-feira. O sorteio dos confrontos de quartas de final da Liga dos Campeões pode forjar uma configuração de calendário que obrigue Barcelona e Real Madrid se enfrentarem três vezes num curto espaço de tempo. Desta forma, o antagonismo entre os adversários espanhóis pode esquentar ainda mais, em tempos de trocas de farpas movidas a supostos benefícios de arbitragem.

De certo, por enquanto, apenas o jogo de 23 de abril, em Madri, que pode ser decisivo para os dois rivais no Campeonato Espanhol. Mas, caso as bolinhas do sorteio da Uefa conspirem a favor de um duelo nas quartas da Liga dos Campeões, Barcelona e Real podem encarar uma série de três clássicos em um intervalo de 12 dias.

Os duelos de quartas da Liga dos Campeões estão previstos para 11 e 12 de abril (jogos de ida) e 18 e 19 do mesmo mês (partidas de volta).

Mas ainda existe o risco de os gigantes espanhóis terem confrontos “encavalados” caso se trombem na semifinal europeia – que também será definida por sorteio, em 21 de abril. Neste caso, os confrontos ocorrem no começo de maio, 2/5 (jogo de ida) e 9/5 (volta).

A arbitragem ajuda "eles"

Duas arbitragens polêmicas na última semana esquentaram o jogo de bastidores entre madridistas e culés. O Barcelona avançou na Liga dos Campeões graças à vitória histórica por 6 a 1 sobre o PSG, em jogo marcado por diversas polêmicas de apito, sob responsabilidade do alemão Deniz Aytekin.

Arbitragem do alemão Deniz Aytekin foi altamente contestada na partida entre Barcelona e PSG - Reuters / Albert Gea  - Reuters / Albert Gea
Imagem: Reuters / Albert Gea

Após a classificação do Barça, alguns jornais espanhóis identificaram ironia em comentários de Sergio Ramos e Marcelo sobre a façanha dos rivais. Nos bastidores da rodada do Espanhol no final de semana, por sua vez, um diretor do Betis afirmou que o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, estava indignado com a arbitragem de Aytekin.

Mas a imprensa da Catalunha devolveu o sentimento de indignação ao comentar as circunstâncias da vitória do Real Madrid sobre o Betis, que reconduziu o time de Zinedine Zidane à liderança na Espanha. A arbitragem de Mateu Lahoz foi altamente contestada, acusada de favorecer o time da casa. E, assim como aconteceu com Barça-PSG, a partida do Real também ganhou uma petição na internet reivindicando uma repetição.   

Guerra das provocações

Um programa de TV na Espanha brincou sobre a camisa do Barcelona para a próxima temporada – com uma homenagem à arbitragem.

Programa de TV na Espanha brinca sobre nova camisa do Barcelona, com homenagem à arbitragem  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas a web devolveu a provocação. Segundo torcedores do Barça, o sorteio da Champions League vai favorecer o Real Madrid. No "meme" abaixo, o presidente Florentino Pérez comemora um suposto confronto contra o azarão Leicester City.

Meme na web brinca com a sorte do Real Madrid no sorteio da Champions league: Leicester como rival - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Empate nos confrontos da Champions: 2 a 2

O maior clássico do futebol atual aconteceu em quatro oportunidades na história da Liga dos Campeões, com retrospecto equilibrado – duas vitórias para cada lado.

Gol de cabeça do brasileiro Evaristo de Macedo decretou a primeira eliminação do Real Madrid na história da Champions League - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nos primórdios da competição da Uefa, o Real eliminou o adversário na semifinal de 1960, antes de ser pentacampeão em cima do Eintracht Frankfurt.

Na temporada seguinte, no entanto, o Barcelona deu o troco em confronto de primeira rodada, em eliminação então inédita do time de Madri na Liga dos Campeões – graças a um gol do brasileiro Evaristo de Macedo (na foto acima).

Já na fase moderna da Liga dos Campeões, neste século, foram mais dois confrontos. O Real Madrid passou pelo rival antes de ser campeão em 2002. Já em 2011, o Barcelona eliminou os eternos adversários antes de levantar a taça.

Sobre o sorteio da Liga dos Campeões nesta sexta

O sorteio que define os confrontos de quartas de final da Liga dos Campeões acontece às 8h (de Brasília) desta sexta-feira. O evento está marcado para a sede da Uefa, na cidade de Nyon, na Suíça.

16.12.2013 - Sorteio da Liga dos Campeões foi realizado nesta segunda-feira e definiu as oitavas de final da competição - AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI - AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI
Imagem: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Além de Barcelona e Real Madrid, estão classificadas as equipes de Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Leicester City, Monaco e Atlético de Madri.

Nesta etapa, não se trata mais de um sorteio dirigido. Ou seja, não existem cabeças-de-chave e qualquer confronto é possível, inclusive os embates envolvendo representantes de um mesmo país. Desta forma, os caminhos estão abertos até a grande decisão da competição, marcada para 3 de junho em Cardiff, no País de Gales.