Topo

Saiba como um carrasco histórico virou favorito a novo técnico do Barça

Ernesto Valverde, técnico do Athletic Bilbao - Lluis Gené/AFP Photo
Ernesto Valverde, técnico do Athletic Bilbao Imagem: Lluis Gené/AFP Photo

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

17/03/2017 04h00

Messi encaixotado, Luis Suárez isolado e o Barcelona sob pressão. A cena é rara, mas encantou o próprio clube catalão. A goleada de 4 a 0 do Athletic de Bilbao na final da Supercopa da Espanha, em 2015, foi uma mostra do que Ernesto Valverde é capaz de promover. O treinador virou o favorito para substituir Luis Enrique no comando do Barça na próxima temporada.

O jogo em questão foi a partida de ida no estádio San Mamés. Na volta no Camp Nou, nada de 11 jogadores atrás da linha do meio-campo como no fiasco do PSG recentemente, e sim, marcação pressão. O resultado foi de 1 a 1 e um histórico título para o Athletic - Neymar esteve afastado dos jogos por conta de uma amigdalite.

Valverde é o nome que agrada a maioria dos dirigentes por uma série de questões. O bom histórico contra o Barça é o carro chefe.

"Em 2007, o Espanyol calou o Camp Nou com um empate incrível por 2 a 2. Isso fez o Barcelona perder o Campeonato Espanhol para o Real Madrid na última rodada. O Valverde fazia a temporada de estreia como treinador pelo Espanyol, e já mostrou ousadia ao atacar o Barça fora de casa", lembrou Toni Padilla, comentarista da Bein Sports na Espanha.

"Buscar a intensidade, e não evitá-la. Essa é a maneira que gosto de ver o time se comportando contra o Barcelona. Obviamente a vitória é improvável. Mas se impor sempre será minha ordem", comentou Valverde antes de novo confronto contra o Barça no Camp Nou nesta temporada - Athletic perdeu por 3 a 1.

Valverde ainda tem no currículo o detalhe crucial para comandar o Barcelona: a passagem no clube como jogador. O ex-atacante atuou entre 88 e 90 sob o comando de Johan Cruyff e tinha como grande amigo Josep Guardiola. No total, foram 22 partidas disputadas e oito gols.

Na carreira como treinador, Valverde jamais foi demitido. Saiu amigavelmente dos times espanhóis Valencia, Villarreal e Espanyol. Na Grécia, pelo Olympiakos, conquistou três vezes a liga nacional (em 2008-2009, 2010-2011 e 2011-2012).

Já no Athletic de Bilbao está dede 2013 e se tornou o treinador com mais número de jogos no comando do clube neste ano, ao completar 300 partidas.

Com bom currículo e histórico no clube, o treinador já foi sondado no Barcelona antes de Luis Enrique assumir o posto. A resposta foi de que o contrato com o Athletic de Bilbao estava em vigor. Por sinal, ele acaba no fim desta temporada.

"O Valverde é um dos treinadores com mais nível no futebol espanhol. Gosto das suas ideias e do caráter que tem. Sua maneira de transmitir o jogo é única. É só ver o trabalho que sempre nos dá", comentou Luis Enrique sobre o possível substituto.