Topo

Zagueiro quer fazer da 1ª experiência no Brasil seu passaporte para a Copa

Eleito melhor zagueiro do Campeonato Equatoriano, Caicedo sonha alto com a Copa - Cruzeiro/Divulgação
Eleito melhor zagueiro do Campeonato Equatoriano, Caicedo sonha alto com a Copa Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

17/03/2017 04h00

Anunciado como a primeira contratação do Cruzeiro para 2017, o zagueiro Kunty Caicedo nunca escondeu sua vontade de defender o clube mineiro. Aos 24 anos, o jogador deixou o Independiente del Valle, sua única equipe até então, e embarcou para a primeira experiência internacional da carreira. Na bagagem, levou os planos de repetir a ótima temporada de 2016, ano em que foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Equatoriano, além de ter sido vice-campeonato da Libertadores. Hoje, com pouco mais de três meses de clube, Caicedo quer aproveitar o bom momento para continuar chamando atenção e alcançar um objetivo ainda maior, que é disputar uma Copa do Mundo. Os primeiros passos já foram dados, já que na última segunda-feira, o atleta foi novamente convocado por Gustavo Quintero para defender a seleção do Equador nas Eliminatórias.

"Sabemos que temos que jogar bem primeiro dentro do clube para ser chamado à seleção. Sabemos da chance de ir para a Copa do Mundo, que é tão desejada pelo povo equatoriano. Esperamos ganhar todas as partidas", comentou.

Mesmo sem a condição de titular garantida, Caicedo recebeu oito oportunidades com Mano Menezes, todas elas começando no time principal, sendo quatro jogos pelo Mineiro, um pela Primeira Liga e três pela Copa do Brasil. Com a confiança do técnico, o jogador conseguiu fazer boas apresentações para ser novamente relembrado na seleção de seu país.

"Se estou indo para a seleção, é por causa do bom momento que o clube está vivendo. As oportunidades que me foram dadas pelo técnico (Mano Menezes) me ajudaram muito para ser visto pelo treinador na seleção", acrescentou.

Mas para chegar a Copa, Caicedo não abandona a humildade que carrega desde sua chegada ao Cruzeiro. Sempre disposto a aprender com os companheiros, o zagueiro também faz uma autocrítica sobre seu atual desempenho. Para ele, suas atuações ainda não estão próximas do ideal.

"Faço minha auto crítica e acho que não fui bem em algumas partidas. Mas pretendo aproveitar ao máximos as oportunidades nos outros jogos"

Pelas Eliminatórias da Copa de 2018, Caicedo foi convocado para os jogos do Equador contra Paraguai e Colômbia, nos dias 23 e 28, respectivamente. Por isso, ele deverá desfalcar o Cruzeiro em duas ocasiões antes do clássico contra o Atlético-MG, pelo estadual. A serviço da seleção, o zagueiro já foi chamado por três vezes e foi titular em todas. Na tabela das eliminatórias, seu país sustenta a terceira colocação com 20 pontos.