Topo

Camisa 10 da base chama atenção de E. Baptista e do futebol europeu

Alan Guimarães (dir) tem se destacado ao lado de Vinícius Júnior, do Flamengo - Gregório Fernandes/CBF
Alan Guimarães (dir) tem se destacado ao lado de Vinícius Júnior, do Flamengo Imagem: Gregório Fernandes/CBF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/03/2017 04h00

Enquanto o investimento da Crefisa subiu e atingiu proporções acima do mercado neste ano, o Palmeiras também trabalha com quem pode retribuir este gasto elevado da patrocinadora no mercado da bola. O meia Alan Guimarães, 17 anos, surge como uma das principais joias do clube de Palestra Itália, status ratificado depois de seguidas atuações de destaque no Sul-Americano Sub-17.

Diante da Colômbia na quinta-feira, em partida na qual o Brasil venceu por 3 a 0 e garantiu vaga no Mundial da categoria, Alan distribuiu as três assistências. A atuação chamou a atenção do técnico Eduardo Baptista, ciente da evolução do meio-campista.

O treinador, aliás, garante observar o futebol de Alan desde o primeiro dia no comando do Palmeiras, como contou em entrevista concedida na última sexta-feira, na Academia de Futebol.

“Foi um atleta que vi jogar pela TV, mas que acompanhei ao vivo no meu primeiro dia de Palmeiras, lá em Araraquara. Mesmo com 16 anos, jogou contra atletas da data limite [20] da Copa São Paulo. Acompanhando o restante da Copinha, fez uma boa competição também. Ele é um jogador decisivo”, descreveu Baptista, elogioso também a Vitão, zagueiro e capitão da seleção sub-17.

“Também estamos vendo o Vitão, que jogou como terceiro zagueiro em Araraquara naquele dia. Embora jovem, é um menino que mostra muito talento e já ser capitão também é importante”, destacou.

Embora jovem e sequer profissionalizado, Alan Guimarães chama a atenção dos mercados mais fortes do futebol mundial. Com a carreira gerenciada pelo grupo do empresário Juan Figer, o meia-atacante desperta a atenção da Europa, mesmo aos 17 anos.

Segundo apurou a reportagem com pessoas ligadas ao atleta, equipes de ‘grande porte’ de Espanha, Itália e Alemanha já monitoram o futebol do camisa 10 da base palmeirense e da seleção sub-17.

Alan Guimarães pode ganhar ainda mais destaque no domingo, quando o Brasil poderá ganhar o título do Sul-Americano. A equipe nacional lidera o hexagonal final com dez pontos, um a mais do que o vice-líder Chile, adversário da última rodada no final de semana.