Topo

Brasil inicia treinos para definir substituto de Jesus nas Eliminatórias

Pedro Vilela/Getty Images
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

20/03/2017 04h00

A seleção brasileira inicia nesta segunda-feira (20) a sua preparação para os dois próximos jogos das Eliminatórias da Copa, contra Uruguai (em Montevidéu) e Paraguai (em São Paulo). A principal tarefa de Tite neste início de trabalho será definir quem joga no lugar de Gabriel Jesus, que não pôde ser convocado por ter se lesionado atuando pelo Manchester City.

Roberto Firmino, do Liverpool, surge como a principal opção entre os convocados. Com 33 jogos e 10 gols marcados nesta temporada europeia, ele não cumpre todas as funções exercidas pelo ex-palmeirense, mas é o que mais se aproxima.

Tite aponta que Firmino não consegue ser tão incisivo quanto Jesus, mas elogia bastante a movimentação que o atacante do Liverpool pode fazer da intermediária para frente.

Uma segunda opção citada por ele e por membros da comissão técnica fica por conta da escalação de Diego Souza, do Sport, que tem cinco gols em 11 jogos disputados nesta temporada.

Na cabeça do treinador, Diego tem características físicas para cumprir a função e tem presença de área para atuar no centro do ataque. Contra a Colômbia, no amistoso beneficente que arrecadou fundos para a Chapecoense, ele foi bastante elogiado quando precisou cumprir essa função, inclusive com participação no gol.

A chegada de Jesus coincidiu com a recuperação da seleção brasileira após a apresentação de Tite. Na seleção, o jovem já fez cinco gols e deu duas assistências em seis jogos: média de 0,83 gol por jogo.

Foi nessa arrancada, com vitórias em cima de Peru, Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Equador que o país praticamente garantiu a vaga no Mundial da Rússia de 2018.

Além disso, o ex-palmeirense mostrou bastante entrosamento com seus companheiros de ataque, especialmente Neymar.