Topo

Neymar já brigou com o Barça por lesão e prefere tratamento caseiro

Lluis Gene - 19.mar.2017 / AFP
Imagem: Lluis Gene - 19.mar.2017 / AFP

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona (Espanha)

20/03/2017 04h00

Neymar voltou ao Barcelona na vitória sobre o Valencia por 4 a 2, nesse domingo, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol. O atacante teve período de descanso e realizou tratamento em casa de reabilitação muscular. O objetivo era estar reabilitado para os jogos da seleção brasileira nesta semana.

A rotina de Neymar em Barcelona tem, além de treinamentos no clube, sessões de exercícios em casa. A escolha do atacante foi a de contratar preparador físico e fisioterapeuta após desentendimentos com o departamento médico do clube ainda em 2014. De lá pra cá, o trabalho caseiro passou a ser considerado vital para o jogador.

Tudo se passou quando Neymar se queixou de dores no pé esquerdo aos médicos do Barcelona. Na época, nenhuma lesão foi diagnosticada e o atacante foi liberado para encarar o Real Madrid, na final da Copa do Rei. O Barça perdeu por 2 a 1, e o camisa 11 teve lesão no pé esquerdo detectada após a partida.

Neymar entendeu que o Barcelona colocou em risco sua participação na Copa do Mundo do Brasil, já que a lesão aconteceu pouco mais de dois meses antes do início. A situação criou mal-estar com o departamento médico do clube. 

O tratamento foi todo realizado no Barça, mas ao voltar na temporada seguinte Neymar trouxe consigo o preparador físico Ricardo Rosa e o fisioterapeuta Rafael Martini. Com eles, havia trabalhado por quatro anos no Santos.

Uma situação semelhante voltou a acontecer na semana passada. Neymar reclamou de dores na perna esquerda após a atuação de gala na goleada por 6 a 1 contra o PSG, pela Liga dos Campeões. O jogador, no entanto, foi poupado pela comissão técnica da partida seguinte, diante do Deportivo La Coruña.

O trabalho de preparação física e prevenção de lesões é realizado diariamente em casa por Neymar. Ele pouco utiliza a academia do Barça. Rosa e Martini criaram trabalhos específicos para Neymar e são bem quistos pelo Barcelona. Os planos de exercícios foram elaborados juntamente com o departamento médico do clube.

Neymar teve melhora física considerável desde que passou a contar com os profissionais. O jogador chegou aos 70 kg - foi apresentado ao Barcelona com 67 kg em 2013 - sem perder velocidade e mais resistente às constantes trombadas.