Topo

Neymar tem um espelho fora de campo no elenco do Barça. E não é Messi

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Barcelona

22/03/2017 04h00

O respeito aos fãs, o carinho com a família e dedicação no trabalho. São várias qualidades que Neymar enxerga em Javier Mascherano. Fora de campo, o argentino tornou-se um espelho para o brasileiro. 

Aos amigos, Neymar comenta que se impressiona com o perfil de Mascherano. A amizade foi criada na base da admiração do brasileiro, apesar da convivência social esbarrar na diferença da idade - Neymar tem 25 anos e Mascherano 32.

Mascherano é casado há quase dez anos e vive com a esposa Fernanda em Barcelona. A argentina é caso antigo do jogador, ainda antes da fama. O casal tem duas filhas.

A admiração por Mascherano nasceu logo na chegada de Neymar ao Barcelona em 2013. Na época, o argentino cuidou da ambientação do reforço no clube fazendo constantes elogios ao brasileiro no vestiário. 

Não demorou para Mascherano partir para conversas mais íntimas com Neymar. Apresentou ao brasileiro uma rede social solidária a qual é embaixador, a Posibl, e contou com a divulgação do brasileiro.

Neymar no colo de Mascherano - FC Barcelona/Reprodução  - FC Barcelona/Reprodução
Na foto de apresentação do elenco, Neymar sentou no colo de Mascherano
Imagem: FC Barcelona/Reprodução

A intimidade entre os dois foi ganhando força com o passar do tempo. Neymar passou a tirar sarro de Mascherano nos treinamentos realizando imitações do sotaque argentino carregado. Na foto de apresentação do elenco divulgada pelo Barcelona nesta temporada, o atacante aparece no colo do argentino.

No Barcelona, Mascherano é um dos capitães do time juntamente com Iniesta, Busquets e Messi. O crivo é sempre consultado para decisões importantes. Folgas para Neymar viajar ao Brasil, por exemplo, já foram discutidas.

“O Neymar tem o aval do elenco e se dependesse de mim ainda ficaria um dia a mais no Brasil”, comentou o argentino em março do ano passado, quando o brasileiro deixou a Espanha para a festa de aniversário da irmã era vista como polêmica pela mídia catalã.

O respeito em campo

O apreço de Neymar por Mascherano também passa muito por um aspecto tático. A análise é de que o argentino tem conhecimentos aprofundados e sabe arrumar o posicionamento da equipe com conversas no intervalo dos jogos.

Tanta admiração ainda fez Neymar eleger Mascherano como o terceiro melhor jogador do Mundo em 2014. O atacante teve direito ao voto no prêmio da Fifa como capitão da seleção brasileira e colocou Lionel Messi em primeiro, e Cristiano Ronaldo em segundo. 

A escolha por Mascherano foi argumentada com a participação na Copa do Mundo. A Argentina foi a vice campeã, e para Neymar, o volante foi segundo melhor jogador da competição somente atrás de Messi.