Topo

Como Marcelo usou a falha contra o Uruguai para ganhar mais moral com Tite

Marcelo comemora o gol do Brasil contra o Uruguai com companheiros - Pedro Martins/Mowa Press
Marcelo comemora o gol do Brasil contra o Uruguai com companheiros Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Danilo Lavieri

Do UOL, em Montevidéu (Uruguai)

25/03/2017 04h00

Por alguns minutos, Marcelo se candidatou ao cargo de ser o primeiro vilão da Era Tite. Ao tentar recuar a bola para Alisson, o lateral errou na medida, viu o goleiro demorar a reagir e fazer pênalti. Cavani converteu e o Brasil começou perdendo uma partida pela primeira vez desde a chegada do novo treinador.

Horas depois e com a virada consolidada, o lateral esquerdo conseguiu usar a falha para ganhar ainda mais respeito do técnico. E mesmo que não tenha participado diretamente de nenhum dos gols. Mas por quê? A resposta é: maturidade, novo lema do treinador.

Tão logo acabou a partida, Tite e membros da comissão técnica parabenizaram o lateral. Tudo porque ele mostrou que não se abalou com o erro e conseguiu manter o desempenho durante o restante da partida.

“Faz parte do jogo errar, se eu quero perfeição estou errado. Se eles querem perfeição, que procurem outro técnico, porque eu vou errar. É por isso que acabou o jogo e eu fui direto no Marcelo para falar. ‘Tu cometeu o erro, mas mostrou maturidade. Você jogou para caramba!’”, afirmou o técnico.

Outros membros da seleção brasileira confirmaram o episódio à reportagem do UOL Esporte. “O jogador sabe que ele vai ser cobrado, mas não pelo erro. Vai ser cobrado para reagir. E foi o que ele fez. Absorveu o golpe e foi jogar”, completou.

Como de costume, Marcelo não quis conversar com a imprensa na zona mista para comentar o erro, tampouco a sua volta por cima.

O jogador chegou a ser afastado no fim da Era Dunga por uma suposta falta de comprometimento. Antes disso, já amargava a reserva de Filipe Luís. Com a chegada de Tite, no entanto, ele reassumiu a titularidade e é presença quase confirmada para o Mundial de 2018.