Topo

Inter aguarda 'sim' de chileno, mas também se aproxima de ex-corintiano

Edenílson (d) é alvo do Internacional caso não feche com meio-campista do Chile - STEFANO LANCIA/EFE
Edenílson (d) é alvo do Internacional caso não feche com meio-campista do Chile Imagem: STEFANO LANCIA/EFE

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/03/2017 14h21

O Internacional está otimista em contratar o chileno Felipe Gutiérrez, de 26 anos. O jogador cujos direitos são ligados ao Bétis-ESP deve responder até segunda-feira a proposta feita pelo clube gaúcho. Mas ao mesmo tempo o Colorado também se aproxima de fechar com o ex-corintiano Edenílson. 

Com 27 anos, ele atua no Geona, da Itália. Seus direitos são ligados à Udinese, do mesmo país. No Brasil, atingiu maior destaque pelo Corinthians, clube que defendeu entre 2011 e 2014. Antes, havia atuado apenas em clubes do Rio Grande do Sul. 
 
Natural de Porto Alegre, o jogador tem intenção de retornar. A reportagem do UOL Esporte apurou que foi feito uma proposta e os números agradaram o atleta. A direção está otimista em fechar mais um negócio. 
 
Há apenas uma vaga de troca na relação de inscritos do Gauchão, mas os negócios não são excludentes. Na última semana, o vice de futebol Roberto Melo disse que qualquer limite do Gauchão não inviabilizaria novas chegadas. "Não vamos deixar de trazer um jogador por causa da inscrição no Gauchão. Temos outras competições no ano", afirmou. 
 
O chileno tem negociação tratada como 'encaminhada'. Além do empréstimo por um ano, com salários pagos 100% pelo Inter, a proposta prevê cláusula de compra após o período com preço estipulado em 2 milhões de euros (R$ 6,5 milhões). 
 
Com Edenílson, o Inter prevê acordo semelhante. O jogador chegaria por empréstimo com salários bancados no clube gaúcho. A cláusula de compra ainda seria debatida entre as partes. Atualmente, o acordo depende da liberação do Genoa, clube com o qual ele tem vínculo por empréstimo. 
 

Inscrição até sexta-feira

 
A ideia do Internacional é ter ao menos uma negociação fechada no começo desta semana, para que possa cumprir com o processo de inscrição até sexta-feira, data limite para qualquer atleta participar do Campeonato Gaúcho. É necessário que o jogador tenha contrato publicado pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para que em seguida seja regularizado na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e inscrito. O Colorado tem apenas mais uma troca na relação de jogadores que podem atuar no Gauchão. 
 

Giovani Augusto segue em pauta

 
Enquanto isso, o meio-campista do Corinthians, Giovani Augusto, segue em pauta no clube. O Timão indica a possibilidade de troca envolvendo o zagueiro Ernando ou até o meio-campista Seijas. Ambos podem ser liberados pelo Internacional, mas ainda não houve movimentação oficial da equipe paulista para isso.