Topo

Portugal salva pior temporada goleadora de Cristiano Ronaldo em dez anos

Steven Governo/AP
Imagem: Steven Governo/AP

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

25/03/2017 04h00

Cristiano Ronaldo não é o mesmo e a comparação com Lionel Messi é a maior prova disso. O português marcou “apenas” 22 gols em 32 partidas, enquanto o argentino já soma 41 gols em 40 partidas. É a pior temporada de Cristiano Ronaldo desde 2006/2007, quando ainda era um jovem de 22 anos buscando espaço no time titular do Manchester United.

Naquele ano, o primeiro em que Ronaldo foi efetivamente usado por Alex Ferguson nos Red Devils, ele somou 23 gols pela equipe – 17 deles na Premier League, terminando como o terceiro maior artilheiro do torneio, atrás de Drogba (20 gols) e Benni McCarthy (18). Desde então, ele marcou mais de 40 gols em todas as temporadas. Nos últimos sete anos, foram mais de 50.

Aos 32 anos, então, Ronaldo está finalmente sentindo o peso da idade? Não exatamente. E a seleção de Portugal, que joga neste sábado contra a Hungria pelas Eliminatórias, é grande parte da resposta. No meio de 2016, Ronaldo conquistou o título da Eurocopa. Foi a maior conquista do atacante e do futebol português.

Durante a campanha, também, Ronaldo sofreu a lesão que o acompanha até agora na temporada. Na decisão contra a França, ele sofreu uma entrada violenta do francês Payet e deixou o jogo com uma torção no joelho.

Exames mostraram ligamentos rompidos no joelho esquerdo e, quando voltou ao Real Madrid, precisou de dois meses para se recuperar. Perdeu não só as primeiras partidas da temporada do clube, mas toda a pré-temporada.

Em campo, é possível ver como, fisicamente, o jogador não é mesmo. Com movimentação menos intensa, ele está driblando e chutando ao gol com menor frequência. Desde que chegou ao Campeonato Espanhol, ele sempre chutou mais de seis vezes por jogo ao gol a cada jogo. Nesta temporada, essa média caiu para 5,7 – com eficiência de 15%. Em dribles, a queda é ainda maior: na temporada passada, ele driblava duas vezes mais (1,4) do que na atual (0,7).

Sorte dele que, mesmo sem seus gols, o Real Madrid segue vencendo. O time está nas quartas de final da Liga dos Campeões e é líder do Campeonato Espanhol. Além disso, pela seleção Ronaldo segue brilhando. Portugal está em segundo lugar de seu grupo nas Eliminatórias (quatro pontos atrás da Suíça), mas o atacante é o artilheiro da competição, com sete gols, ao lado do polonês Lewandowski.