Topo

Como uma técnica de respiração para grávidas ajudou no socorro a um jogador

Paul Faith/AFP
Imagem: Paul Faith/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 11h27

Os primeiros socorros ao lateral irlandês Seamus Coleman na sua impressionante contusão na partida contra o País de Gales, na última sexta-feira, contaram com uma técnica utilizada para auxiliar na respiração de mulheres grávidas ao longo da gestação e durante o trabalho de parto. Tudo graças a Shane Long, seu companheiro de seleção.

Em entrevista ao jornal irlandês Sunday Independent, a mulher de Long contou que o marido utilizou a técnica que aprendeu quando ela estava grávida para confortar a dor de Coleman enquanto ele recebia os atendimentos médicos.

“Eu tive um trabalho de parto com hipnoterapia (hipnoparto) e eles ensinaram Shane a me ajudar a respirar por mim mesmo", contou Kayleah Long, que ainda deu detalhes de como seu marido ajudou no atendimento.

Reprodução Atendimento - Reprodução/Sky Sports - Reprodução/Sky Sports
Imagem: Reprodução/Sky Sports
 "Ele me disse: ‘Tudo voltou para mim, eu estava apenas conversando com Seamus, ensinando-lhe como respirar por ele mesmo’. E ele lembrou-se de tudo. Eu perguntei se Seamus estava ouvindo e ele disse: ‘Sim, para ser justo, ele estava. Ele estava realmente respirando bem’”, disse.

As técnicas de hipnose são utilizadas durante a gravidez e o trabalho de parto como forma de aliviar enjoos e dores. Elas ajudam a relaxar a pessoa em situação de estresse.

Seamus Coleman sofreu uma fratura na perna depois de uma entrada violenta de Neill Taylor no jogo válido pelas Eliminatórias da Europa. Ele passou por uma cirurgia e não tem previsão de volta aos gramados.

O técnico da Irlanda, Martin O’Neill, disse nesta segunda-feira que Seamus Coleman se recupera bem, apesar de ainda estra chateado com o que ocorreu.

“Eu acho que ele está começando a se conformar com o que aconteceu. Eu vi ele ontem e ele continuava deprimido com isso. Ele não está com muitas dores, saiu tudo bem na operação e é só uma questão de tempo para ele se recuperar”, disse.