Para Mourinho, Tite tem "maturidade e personalidade para cargo de pressão"

Do UOL, em São Paulo

  • OLI SCARFF/AFP

Um dos treinadores mais famosos do mundo, o português José Mourinho, atualmente no Manchester United, elogiou Tite, o comandante da seleção brasileira, em entrevista à ESPN, transmitida nesta quarta-feira (29). "É um homem com maturidade e com personalidade para um cargo de tão grande pressão", disse.

"É um profissional de muita experiência no nível de clube, acho que os clubes desenvolvem melhores treinadores, pois o clube é o futebol do dia a dia, competição semana a semana, desenvolvem muito mais nossas capacidades", prosseguiu Mourinho. 

Tite, na última terça, conquistou sua nona vitória seguida pelo Brasil, segue com 100% de aproveitamento e carimbou vaga na Copa do Mundo da Rússia, em 2018 - a seleção brasileira foi a primeira a conquistar uma vaga no torneio. O país-sede já tem espaço garantido.

Para o português, a equipe de Tite, agora com tempo para trabalhar e com tranquilidade, poderá inovar "um bocadinho". "Pode ser que a próxima Copa traga aquilo que gosto", disse, projetando boa participação do Brasil. Mourinho disse que seria apaixonante dirigir a seleção brasileira, mas fez ressalva importante. 

"Se calhar, sim [sobre possibilidade de treinar o Brasil]. Mas reconheço que a seleção brasileira é para treinador brasileiro". 

"Treinar a seleção deve se rmais difícil do que o United", prosseguiu, rindo. "Obviamente seria apaixonante. A seleção brasileira é líder de sucesso, obviamente com talento, não importa a geração. Tenho que confessar que deve ser difícil: cada brasileiro é um jogador, cada jornalista é um treinador melhor que o treinador...", seguiu, ainda bem-humorado.  

Mourinho ressaltou também a geração de jogadores: "Às vezes, há uma geração em que há mais talentos ao mesmo tempo. Isso é 'geracional'. Às vezes, menos. O Brasil sempre terá grandes jogadores, e neste momento tem um par deles no top-5, no máximo no top-10".

Conhecido por opiniões fortes, o técnico português afirmou que as Eliminatórias Europeias para a Copa são uma "brincadeira". Em contrapartida, fez questão de elogiar a competitividade do classificatório sul-americano: "Os jogos de qualificação na Europa me aborrecem. No continente de vocês, me motivam. Gosto de futebol a sério, não gosto de brincar. Na Europa é brincadeira: todo mundo se classifica, e quem não se classifica vai à repescagem. Na América do Sul é uma verdadeira competição ao longo dos anos". 

O momento de Mourinho no United

O United de Mourinho - e das estrelas Ibrahimovic e Pogba - vive bom momento na temporada, depois de início vacilante. Já são 16 rodadas seguidas sem derrotas no Campeonato Inglês, sequência que conduziu o time à quinta colocação, com 52 pontos. O Liverpool, quarto com 56, tem dois jogos a mais na competição. 

A equipe vermelha de Manchester, neste ano, já conquistou a Copa da Liga Inglesa, em fevereiro, ao bater o Southampton na final, e está nas quartas da Liga Europa para enfrentar o belga Anderlecht. Na Copa da Inglaterra, foi eliminada pelo Chelsea. 

José Mourinho, que tem passagens de destaque pelo Porto, duas pelo Chelsea, pela Inter de Milão e, agora, pelo Manchester United, é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol mundial. Tem oito títulos de ligas nacionais no currículo, além de dois da Liga dos Campeões e dois Mundiais. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos