Topo

Guerrero decide, Peru bate Uruguai e classifica Brasil para a Copa-2018

Atacante do Flamengo marcou um gol e deu passe para outro na vitória por 2 a 1 - Ernesto Benavides/AFP Photo
Atacante do Flamengo marcou um gol e deu passe para outro na vitória por 2 a 1 Imagem: Ernesto Benavides/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 01h09

Já era madrugada de quarta-feira no Brasil quando a seleção brasileira garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Para isso, porém, precisou torcer pela vitória do Peru sobre o Uruguai, em jogo no Estádio Nacional de Lima pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas - e ela veio.

Jogando diante de sua torcida na noite desta terça-feira (horário local), o Peru venceu o Uruguai por 2 a 1, com gols de Paolo Guerrero e Edison Flores. Com isso, os peruanos não apenas permaneceram na briga por uma vaga no Mundial do próximo ano, como ainda asseguraram a vaga matemática do Brasil.

Com o resultado em Lima, o Uruguai ocupa o terceiro lugar das eliminatórias sul-americanas, com 23 pontos. O Peru, por sua vez, tem 18 pontos e é apenas o oitavo colocado. O Brasil lidera, com 33, a quatro rodadas do fim do qualificatório.

Embora tenha apenas 11 pontos à frente da Argentina, quinta colocada, o Brasil conta com a tabela a seu favor. Os argentinos visitam os uruguaios na 15ª rodada, o que obrigatoriamente tirará pontos de pelo menos um dos times. Assim, independente do resultado dos confrontos nos próximos quatro jogos, o Brasil terminará invariavelmente entre os quatro primeiros colocados.

Uruguai sai na frente, mas Peru vira

Jogando fora de casa, o Uruguai saiu na frente aos 30 min do primeiro tempo. Após passe de Luis Suárez na entrada da área, Carlos Sánchez recebeu na direita e bateu para o gol – a bola pingou no chão e encobriu a defesa peruana antes de estufar as redes.

Os anfitriões, porém, empataram três minutos depois – e em jogada bastante familiar aos torcedores cariocas. Após passe de Yoshimar Yotún, ex-Vasco, o lateral esquerdo flamenguista Miguel Trauco apostou em um longo lançamento para o ataque; na frente, o também rubro-negro Paolo Guerrero recebeu, ganhou de Diego Godín e invadiu a área pela direita para bater e marcar.

A virada peruana veio no segundo aos 17 min. Após tabela pela direita, André Carrillo cruzou a bola na área; Guerrero escorou com o peito e Edison Flores bateu forte de esquerda para fazer 2 a 1. De quebra, o atacante do Flamengo ainda teve a chance de fazer o terceiro aos 20 min, em cobrança de falta que passou por cima do gol de Fernando Muslera.

A situação uruguaia ainda piorou aos 31 min, quando Jonathan Urretaviscaya foi expulso. Com um a menos, os celestes pouco puderam ameaçar a defesa peruana - no melhor momento, nos acréscimos, Godín mandou a bola no travessão com um cabeçada.

Sinal amarelo - no São Paulo

Cueva machucado - ERNESTO BENAVIDES/AFP - ERNESTO BENAVIDES/AFP
Imagem: ERNESTO BENAVIDES/AFP

A torcida do São Paulo conseguiu ainda um motivo para se preocupar na partida entre Peru e Uruguai: o meia Christian Cueva, atleta do clube e da seleção peruana, que deixou o gramado de maca no fim do primeiro tempo.

Aos 44 min da etapa inicial, Cueva tentou puxar um contra-ataque, mas caiu no chão e pediu substituição. Indicando um problema muscular, deu lugar a Hurtado.