Topo

Mourinho esfria possibilidade de Neymar no United: "Mera especulação"

Pedro Martins/MowaPress
Imagem: Pedro Martins/MowaPress

Do UOL, em São Paulo

29/03/2017 19h02

Treinador do Manchester United, o português José Mourinho descartou a contratação de Neymar pelo clube inglês, em entrevista à ESPN, transmitida nesta quarta-feira (29). 

"É mera especulação", disse, categórico. "Procuro sempre ser objetivo e pragmático para não pedir aos clubes o que não pode ser dado". 

Nos jornais ingleses e espanhóis, o assunto está na ordem do dia. Em busca de outra estrela, especialmente por causa da dúvida sobre a permanência de Ibrahimovic, o Manchester United estaria disposto a protagonizar a maior transação da história do futebol e tirar Neymar da Espanha. 

Mourinho, no entanto, esfriou as possibilidades: "Pedir o Neymar seria um absurdo. Um time como o Barcelona não pode e nem vai perder o Neymar. Messi já está a tocar nos 30 anos, e Neymar será o principal jogador do Barcelona pós-Messi. É tentar arrombar o cofre, impossível", prosseguiu. 

Na mesma entrevista, o português encheu a bola de Tite, treinador da seleção brasileira, a quem qualificou como profissional com "maturidade e personalidade" para um cargo de pressão

O momento de Mourinho no United

O United de Mourinho - e das estrelas Ibrahimovic e Pogba - vive bom momento na temporada, depois de início vacilante. Já são 16 rodadas seguidas sem derrotas no Campeonato Inglês, sequência que conduziu o time à quinta colocação, com 52 pontos. O Liverpool, quarto com 56, tem dois jogos a mais na competição.

A equipe vermelha de Manchester, neste ano, já conquistou a Copa da Liga Inglesa, em fevereiro, ao bater o Southampton na final, e está nas quartas da Liga Europa para enfrentar o belga Anderlecht. Na Copa da Inglaterra, foi eliminada pelo Chelsea.

José Mourinho, que tem passagens de destaque pelo Porto, duas pelo Chelsea, pela Inter de Milão e, agora, pelo Manchester United, é um dos treinadores mais vitoriosos do futebol mundial. Tem oito títulos de ligas nacionais no currículo, além de dois da Liga dos Campeões e dois Mundiais.