Topo

Zagueiro credita recuperação a Mano e mira recorde de gols pelo Cruzeiro

Léo é titular do Cruzeiro desde a chegada de Mano Menezes à Toca da Raposa - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Léo é titular do Cruzeiro desde a chegada de Mano Menezes à Toca da Raposa Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

29/03/2017 04h00

Titular em 13 dos 16 jogos do Cruzeiro na temporada, Léo se tornou um dos pilares da defesa e até renovou o seu contrato - o novo acordo se encerra em dezembro de 2019. Com o respaldo de Mano Menezes, ele recuperou o prestígio e sonha até em quebrar o recorde de gols feitos por um zagueiro.

Há dez meses, quando Paulo Bento chegou à Toca da Raposa II, o defensor era tido como a quarta opção para o setor. Bruno Viana, Fabrício Bruno e Bruno Rodrigo - trio que já deixou o clube - estavam à sua frente.

Em conversa exclusiva com o UOL Esporte, Léo explica o que possibilitou o seu retorno ao time titular e a recuperação do prestígio no clube de coração, onde está desde 2010:

"Paciência, dedicação e muito trabalho. Cada treinador tem as suas opções, suas preferências. E eu sempre respeitei as escolhas. Continuei trabalhando forte, como sempre fiz em toda a minha carreira. Estávamos passando por um momento difícil no ano passado. Depois da chegada do Mano, o time começou a subir na tabela e conseguimos a sequência de vitórias que precisávamos e chegamos até a semifinal da Copa do Brasil", afirmou.

No bate-papo com a reportagem, o atleta de 29 anos falou sobre a possibilidade de encerrar a carreira no Cruzeiro, demonstrou o desejo de se tornar o maior zagueiro-artilheiro da história do clube e enalteceu o técnico Mano Menezes na evolução de seu futebol.

Léo, zagueiro do Cruzeiro, em jogo contra o Tupi - Felipe Couri/Light Press/Cruzeiro - Felipe Couri/Light Press/Cruzeiro
Zagueiro Léo marcou um dos gols do Cruzeiro diante do Tupi
Imagem: Felipe Couri/Light Press/Cruzeiro

Você é top 3 entre os zagueiros artilheiros do Cruzeiro, com 17 gols em 225 jogos. Almeja passar Cris (25) e Geraldão (30)?
Seria muito marcante se eu os passasse. Não só pela marca, superando jogadores que estão na história do clube, mas por ser no meu time do coração. Mas sei que é muito difícil, uma caminhada longa. Meu objetivo é sempre ajudar o Cruzeiro. Como zagueiro, tenho que defender e evitar ao máximo que o time sofra gols. Mas, sempre que possível, tento deixar minha marca lá na frente. Então, apesar da dificuldade, almejo sim superar essas marcas.

Qual a importância de Mano Menezes em sua boa forma?
O Mano é um treinador muito estudioso, tem uma excelente visão do jogo e que busca e preza pelo equilíbrio da equipe. Como eu disse, eu sempre trabalhei muito forte, sempre estive preparado para jogar. O Mano vem optando por mim e passa muita confiança, não só para mim, mas para o time todo. Basta ver o nosso desempenho na temporada.

O Mano tem utilizado você, Kunty Caicedo e Manoel no sistema defensivo. A disputa foi incrementada com a volta do Dedé. Como manter a condição de titular na equipe com toda essa concorrência?
A concorrência é ótima para o Cruzeiro e até mesmo para os jogadores. O elenco tem muita qualidade e ninguém quer perder a vaga. Isso faz com que todos joguem e treinem no limite. A temporada é longa, muitos campeonatos, muitos jogos. Por isso, é muito importante ter essa concorrência, que é muito sadia aqui no Cruzeiro.

Léo, zagueiro do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press - Washington Alves/Light Press
Imagem: Washington Alves/Light Press

Você teve o contrato renovado por duas temporadas no fim de 2016. Embora ainda seja novo, sonha com a possibilidade de encerrar a carreira no Cruzeiro?
Eu me sinto muito bem e à vontade no Cruzeiro. Defender o clube é de um orgulho e prazer enormes. Mesmo ainda sendo novo e tendo um caminho longo pela frente, projeto marcar cada vez mais história no Cruzeiro, ganhando títulos e sempre me doando ao máximo para ajudar o clube a crescer.

Titular absoluto da equipe e com muito respaldo de Mano Menezes. Este é um de seus melhores momentos individuais com a camisa do Cruzeiro?
Nesse tempo todo em que estou no Cruzeiro, já ouvi essa pergunta várias vezes, o que é muito bom pra mim. Significa que eu tive vários bons momentos. Esse é mais um dos meus momentos bons com a camisa do Cruzeiro. Espero que o melhor esteja sempre por vir, pois estou sempre em busca da evolução.