Topo

Federação confirma jogos, mas Paranaense pode ser suspenso nesta quinta

Tabela pode mudar no STJD e clássico Atletiba seria disputado nas quartas de final - Divulgação/ Coritiba
Tabela pode mudar no STJD e clássico Atletiba seria disputado nas quartas de final Imagem: Divulgação/ Coritiba

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/03/2017 16h33

A Federação Paranaense de Futebol homologou os quatro jogos da fase de quartas de final do Campeonato Paranaense 2017 para este domingo (02), às 16h. Porém, o campeonato pode ser suspenso ainda nesta quinta-feira (30) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Rio de Janeiro, após decisão sobre o pedido de medida cautelar feito por três clubes para que o STJD julgasse em instância superior o Caso Getterson, atacante do J. Malucelli que teria atuado irregularmente. A decisão pode mudar a classificação do Estadual.

Sem saber a posição do STJD, a FPF cumpriu o rito e confirmou os jogos de ida da fase de quartas-de-final. Na Arena da Baixada, o Atlético (8º) recebe o Paraná, líder da primeira fase. O vice-líder Coritiba viajará até Cascavel (7º) pegar o time da casa. O Cianorte, terceiro colocado, viaja até Prudentópolis (6º) e o Londrina (5º) recebe o J. Malucelli (4º) no Estádio do Café. Não há vantagem de resultados pela classificação na Primeira Fase. As séries serão decididas em soma de pontos entre os clubes, com saldo de gols e sem peso para gols fora.

O grande problema que pode parar o campeonato é a situação de Getterson, do J. Malucelli. A procuradoria do TJD-PR ofereceu denúncia por suposta irregularidade na inscrição do jogador, que atuou sem que o nome estivesse no BID em três rodadas. Porém, o regulamento do campeonato dá margem à compreensão de que as regularizações poderiam ser feitas até a nona rodada. O TJD retirou 16 pontos do Jotinha em primeira instância e os devolveu em segunda. O julgamento em instancia superior está previsto para a próxima quinta (06), quando os jogos de ida já podem ter sido realizados.

Sem os pontos, o J. Malucelli cai da 4ª para a última posição e seria rebaixado, ao lado do PSTC. Já o Rio Branco entra entre os 8 primeiros, e todos os posicionados abaixo do quarto lugar sobem uma posição, mudando os emparceiramentos. Um dos jogos, por exemplo, seria o clássico Atletiba, em fase mata-mata, com o Furacão subindo para o sétimo lugar.